5 erros que você não pode cometer na hora de abrir uma franquia

5 erros que você não pode cometer na hora de abrir uma franquia

O mundo das franquias está cada vez mais em expansão. São muitas oportunidades de empreender de forma segura e escolher o segmento que mais se adequa à personalidade do empreendedor. Existem alguns fatores que influenciam diretamente o desenvolvimento da unidade. É preciso ter atenção e cuidado para não cometer alguns erros básicos. Veja os principais:

Falta de capital de giro

Apesar de a maioria das franquias mostrar quais são os custos e investimentos para mantê-la por determinado período, é comum que os empreendedores de primeira viagem iniciem as operações sem reserva de capital. O começo de qualquer empreendimento depende do investimento do franqueado. Até que as vendas decolem e o dinheiro comece a retornar, é necessário estar preparado para arcar com as despesas.

Má escolha do ponto comercial

Mesmo que todas as outras decisões tenham sido certas, o ponto comercial pode ser o motivo de a franquia não prosperar. O local escolhido define o público e a frequência de vendas, entre outros aspectos extremamente importantes para que a franquia decole. Ter um ponto qualificado é um dos principais aspectos a serem levados em consideração, já que é por meio dele que as vendas e o retorno de capital serão gerados.

Subestimar o treinamento

Abrir uma franquia significa cumprir padrões preestabelecidos pela matriz. Para que uma franquia seja bem-sucedida, foram feitos estudos, tentativas e experiências que fizeram com que o modelo proposto fosse implementado. O franqueado necessita de treinamento para iniciar a jornada com a própria unidade, por isso é importante estar disposto a aprender o que será ensinado.

Não conhecer a fundo o segmento

Um dos piores erros que os empreendedores cometem é investir em um segmento sobre o qual não há um conhecimento profundo. O mundo dos negócios envolve diversos aspectos que precisam ser muito bem avaliados antes de qualquer decisão ser tomada. Além de um bom planejamento, é fundamental possuir entendimento completo da área em que se pretende atuar.  

Misturar o caixa com as finanças pessoais

O resultado da empresa pode ser facilmente mascarado a partir do momento em que não há a separação entre o que é capital da franquia e o que é dos donos. É preciso criar uma conta para o empreendimento separada da sua conta pessoal.

Mesmo que haja diversos motivos que ocasionem o fechamento de franquias, existem alguns que podem ser evitados com pequenas atitudes. Entenda o funcionamento desse tipo de empreendimento e esteja preparado para encarar os desafios existentes. Confira outros posts que podem ser interessantes:

Novos investidores: dicas para ganhar mais

Como se tornar um empreendedor de sucesso

5 coisas que você precisa fazer antes de abrir uma franquia

Grupo MoveEdu

Com mais de 14 anos no mercado de educação, o Grupo MoveEdu é detentor das redes Prepara Cursos, Microlins, People, SOS, Ensina Mais Turma da Mônica, Pingu’s English e English Talk. Já recebeu diversos selos de qualidade da Associação Brasileira de Franchising, e prêmios de melhores franquias do Brasil. Conta com diversos programas de inserção no mercado de trabalho para jovens e de bolsas de estudo.

Se interessou? Então comece agora mesmo! Conheça mais sobre o grupo MoveEdu e prepare-se para entrar de cabeça em um dos mercados que mais cresce no Brasil!

Comments

Prêmios do Grupo Prepara

Selos