7 iniciativas para aumentar a produtividade na sua empresa

7 iniciativas para aumentar a produtividade na sua empresa

Manter um negócio é uma atividade que exige dedicação constante. Como dono de uma empresa, é preciso prestar atenção em todos os fatores que podem afetar seus resultados e saná-los rapidamente. Mas como evitar os problemas de produtividade antes que eles aconteçam? Para que você incentive seus funcionários, separamos 7 dicas úteis para o seu negócio. Confira:

Deixe seus funcionários satisfeitos

Você não vai conseguir aumentar sua capacidade de produção e rendimento se não desenvolver estratégias que beneficiem as pessoas que trabalham para você. Funcionários felizes sempre vão produzir com mais empenho.

Tudo que você precisa fazer é descobrir como motivá-los: seja de forma financeira, com aumentos de salário, bônus, participação nos lucros e gratificações, seja com reconhecimento emocional, elogiando e agradecendo por todos os esforços diários do trabalho.

Qualifique a equipe

Investir em treinamento gera mais confiança no exercício da função. É por meio das capacitações que os funcionários conseguem tomar decisões mais facilmente, conduzindo os processos com mais segurança e evitando a dependência dos líderes a todo momento. Isso pode fazer com que o trabalho seja mais eficiente para todos os setores.

Invista em bons equipamentos

Pode acontecer de você ter uma equipe eficiente, mas que não consegue ser mais ágil ou produtiva por conta dos equipamentos disponibilizados. Mantenha sempre os softwares, computadores e outros eletrônicos utilizados na sua empresa em dia com as atualizações. Esse investimento pode evitar problemas futuros e ainda te poupar tempo e dinheiro.

Ouça as pessoas

Às vezes uma simples conversa com sua equipe pode ajudá-lo a direcionar seus investimentos corretamente. Procure conhecer melhor as pessoas que trabalham na sua empresa e tente entender os principais obstáculos que elas enfrentam na rotina diária. Quanto mais você investir no bem-estar de seus funcionários e demonstrar o quanto se importa com as trajetórias pessoais e profissionais de cada um, mais produtivos eles serão.

Planeje e faça um cronograma

É importante criar metas, objetivos e prazos para que todos consigam visualizar com propriedade aonde você gostaria que a empresa chegasse. Quando não há uma definição clara do que você espera em relação ao crescimento da empresa, é comum encontrar funcionário estagnados em suas funções. Tome cuidado apenas para traçar prazos e objetivos tangíveis para não ter o efeito contrário.  

Foque na comunicação

É comum encontrar funcionários que não estão a par do que acontece na empresa, justamente porque não dispõem de um canal de comunicação eficiente. Mantenha uma cultura de diálogo entre seus funcionários, compartilhando os dados que julgar necessários e estimulando o alinhamento das atividades entre eles. Mas lembre-se de que é importante que essa comunicação seja nos dois sentidos, ou seja, do mesmo modo que você deve repassar informações constantemente, encoraje a se comunicarem com frequência com você.

Trabalhe o engajamento

Faça seus funcionários se sentirem parte da empresa e confortáveis com você. Isso faz com que eles entendam que você destina uma atenção especial para que eles, gerando um sentimento de segurança. Além disso, promover a amizade entre os colegas de trabalho melhora a qualidade de vida no dia a dia e pode fazer com que o clima na empresa seja mais feliz e produtivo.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para que você consiga aumentar a produtividade no seu negócio. Aproveite e confira também nossas dicas de como manter seus funcionários motivados e engajados com a sua empresa.

Grupo MoveEdu

Com mais de 14 anos no mercado de educação, o Grupo MoveEdu é detentor das redes Prepara Cursos, Microlins, People, SOS, Ensina Mais Turma da Mônica, Pingu’s English e English Talk. Já recebeu diversos selos de qualidade da Associação Brasileira de Franchising e prêmios de melhores franquias do Brasil. Conta com diversos programas de inserção de jovens no mercado de trabalho e de bolsas de estudo.

Se interessou? Então comece agora mesmo! Conheça mais sobre o grupo MoveEdu e prepare-se para entrar de cabeça em um dos mercados que mais cresce no Brasil!

Comments

Prêmios do Grupo Prepara

Selos