5 métricas de vendas que você precisa utilizar

5 métricas de vendas que você precisa utilizar

Para aumentar as vendas e gerar rendimentos mais lucrativos para a empresa, √© preciso ter metas. E na hora de estabelecer os objetivos, √© necess√°rio utilizar-se de alguns n√ļmeros e par√Ęmetros que ajudam a elucidar a situa√ß√£o atual dos seus neg√≥cios. Nesse sentido, h√° uma s√©rie de m√©tricas em vendas que te ajudam a produzir relat√≥rios mais completos e abrangentes. Confira!

ROI

O Retorno Sobre Investimento (Return Over Investment na express√£o original em ingl√™s), como o pr√≥prio nome diz, √© uma das m√©tricas mais b√°sicas para entender as rela√ß√Ķes entre o dinheiro investido e as receitas, principalmente em campanhas de publicidade. O c√°lculo √© obtido pela f√≥rmula:

(Receita - custo)/custo

Vamos usar como exemplo uma empresa fictícia que lucrou R$ 4 mil após um investimento de R$ 100 em campanhas no Facebook para divulgar um produto. Logo:

(4000 - 100)/100

3900/100 = 39

O ROI da campanha foi 39 vezes o valor investido, ou 3900% de rendimento.

Taxa de convers√£o

Essa m√©trica mede a porcentagem das pessoas do topo do funil de vendas que chegaram ao final e se tornaram clientes da sua empresa. O conceito de ‚Äútopo de funil‚ÄĚ varia de acordo com o neg√≥cio, e pode ser cadastros no site ou visitas √† escola, por exemplo. Para elucidar, vejamos o c√°lculo de uma escola que no m√™s de janeiro recebeu telefonemas de 400 pessoas. Ao final do per√≠odo, 20 delas se tornaram alunos. Realizando as opera√ß√Ķes matem√°ticas:

400 -- 100%

20 -- x

x = 5

Logo, a taxa de convers√£o desse m√™s foi de 5%. Se isso se mant√©m ao longo do ano, estima-se que cinco por cento dos leads se tornar√£o clientes. A partir desse par√Ęmetro, √© poss√≠vel estabelecer metas e remodelar as estrat√©gias de abordagem para consegui-las.

CAC

O Custo de Aquisi√ß√£o de Clientes √© o valor m√©dio que uma empresa gasta para conquistar um novo cliente. Para o c√°lculo, primeiro √© preciso definir o investimento realizado para conseguir as vendas, e nesse n√ļmero se encaixam o or√ßamento de marketing e os sal√°rios e despesas dos funcion√°rios. Depois divida o total pela quantidade de clientes. Veja a f√≥rmula:

(custo de marketing + custo com funcion√°rios) / n√ļmero de clientes

Suponha que uma determinada escola investiu cinco mil reais em uma campanha de 6 meses. Nesse tempo, pagou o sal√°rio mensal de 1200 reais para cada um dos tr√™s vendedores. As a√ß√Ķes geraram um total de 50 novos alunos. Veja o c√°lculo:

(5000 + 6 x 3600/50

(5000 + 21600)/50

532

O custo m√©dio de um cliente na empresa em quest√£o foi de R$ 532,00 para a campanha semestral. Com esse n√ļmero em m√£os, √© poss√≠vel rever os processos de vendas e estabelecer metas de redu√ß√£o, dependendo dos focos do neg√≥cio.

Ticket médio

O ticket m√©dio √© um conceito mais amplo que pode ser utilizado para diferentes situa√ß√Ķes. Nesse caso, vamos calcular o ticket m√©dio de um vendedor, que corresponde ao valor que cada venda gera para a empresa, em m√©dia. Para tal, usamos a f√≥rmula:

Valor total/n√ļmero de vendas

Pense em um determinado funcionário que fechou 10 novas matrículas em um mês e rendeu um total de 15000 reais para a escola. Logo:

15000/10

1500

Logo, o ticket médio do vendedor é mil e quinhentos reais.

Tempo médio por venda

Al√©m do valor m√©dio em dinheiro que o vendedor rende para a empresa, tamb√©m √© importante calcular o tempo que ele gasta para cada venda. N√£o h√° exatamente uma f√≥rmula para tal, mas √© poss√≠vel mensurar observando o n√ļmero de vendas em um determinado per√≠odo. A partir disso a gest√£o consegue pensar em m√©todos para otimizar a rotina e tornar o fechamento de um neg√≥cio mais r√°pido e assertivo.

Veja mais algumas dicas para te ajudar a melhorar suas vendas:

Os 7 erros em vendas que você não pode cometer

Como turbinar as vendas do seu negócio no começo do ano

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