Como trabalhar em home office?

18/03/2020

Como trabalhar em home office?

Trabalhar em casa é a realidade de muitas pessoas, mas, para outras, exige uma mudança de comportamento. As distrações da casa, como animais, filhos, telefone ou vizinhos, podem atrapalhar o rendimento do trabalho. Mas, em algumas situações, essa prática é necessária. Quer dicas de como trabalhar em home office? Então, acompanhe o texto a seguir!

Arrume o local de trabalho

Escolha um cômodo da casa e faça dele o seu escritório. Deixe tudo o que você precisa para trabalhar nesse local e de maneira organizada. O ideal é ele que seja silencioso, arejado e bem iluminado. Você pode até colocar alguns itens para deixar o lugar com a sua cara e ficar mais agradável, como uma plantinha, algumas canetas e bloquinhos

Estabeleça a jornada de trabalho

A carga horário do seu home office deve ser semelhante às do escritório e deve ser cumprida todos os dias! Saiba o momento de fazer pausas para alongar no corpo, tomar água, ir ao banheiro ou fazer um lanchinho. Separe um período para almoçar e vá percebendo quais são os horários em que você trabalha melhor, podendo começar mais cedo do que o habitual ou mais tarde, contanto que cumpra a carga horária e que realize as devidas atividades.

Cuidado com as distrações!

Estabeleça limites na relação entre seus filhos, animais de estimação e outras pessoas que moram em sua casa. Explique para as crianças que aquele cômodo é seu local de trabalho. Além disso, não resolva problemas pessoais enquanto estiver trabalhando. Não arrisque perder seu foco e a sua produtividade!

Mantenha contato

Mesmo em casa, lembre-se de manter a comunicação com os seus colegas de trabalho, chefe e/ou clientes. Dessa forma, você mostra que está presente e realizando as atividades necessárias. Quando for preciso, marque reuniões por vídeo. Se você for dono de um negócio, tome essa atitude de conversar com a sua equipe e fique ligado em tudo o que acontece. 

Se você for um colaborador, mantenha contato frequente com seus gestores, informando quando está começando determinando trabalho e como tudo está sendo encaminhado. Ao final do dia, você pode mandar um e-mail resumindo o dia de trabalho.

Faça uma lista de tarefas

Antes de começar o dia de trabalho, ou até mesmo a semana, faça um planejamento das tarefas que devem ser realizadas. Liste-as por ordem de importância e de prioridade., Esse é um ótimo caminho para você ser produtivo e para manter a disciplina mesmo em casa.

Tenha intervalos

Geralmente, quem trabalha em escritório levanta para ir ao banheiro, beber água, pegar um café e trocar uma ideia com um colega de trabalho, certo? Por isso, quando estiver trabalhando em home office, tenha esses hábitos também. Fazer pausas é muito importante para relaxar a mente, clarear as ideias, achar a solução para um problema e seguir com o trabalho. Não seja tão exigente com você mesmo, faça pausas!

Seja organizado

O local de trabalho organizado facilita a sua disciplina, o foco e, dessa forma, você fica mais produtivo! Um ambiente limpo e organizado só traz benefícios para você e para o seu trabalho.

Desligue do trabalho no fim do dia

Seu horário de trabalho chegou ao fim, então levante-se e mude de cômodo ou saia para praticar um exercício, resolver alguma tarefa pessoal… Saiba o momento de parar, de descansar e de ter lazer, isso é importante para estar preparado para o dia seguinte!

Curtiu as dicas para trabalhar em home office? Comece a aplicá-las agora e compartilhe com os seus colegas de trabalho! Fique ligado no blog da MoveEdu para ler outros posts como este:

Aplicativos que podem ajudar a gerir o seu negócio

Dicas para fortalecer sua marca no LinkedIn

Grupo MoveEdu

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de educação, o Grupo MoveEdu é detentor das redes Prepara Cursos, Microlins, People, SOS, Ensina Mais Turma da Mônica, Pingu’s English, English Talk e ITB. Já recebeu diversos selos de qualidade da Associação Brasileira de Franchising e prêmios de melhores franquias do Brasil. Conta com diversos programas de inserção no mercado de trabalho para jovens e de bolsas de estudo. Se interessou? Então comece agora mesmo! Conheça mais sobre o grupo MoveEdu e prepare-se para entrar de cabeça em um dos mercados que mais crescem no Brasil!

Comments