A importância da comunicação e do planejamento no trabalho remoto

20/05/2020

A importância da comunicação e do planejamento no trabalho remoto

Quando uma empresa decide adotar as medidas de trabalho remoto para os seus funcionários, gestores e líderes, deve ter uma estratégia de execução bem definida, para que não haja falta de comunicação entre as equipes e atrasos no planejamento. Neste post, você entenderá melhor a importância desses conceitos para o bom andamento do trabalho. Confira!

Planejamento

O planejamento deve fazer parte da rotina de qualquer empresa e deve ser desenvolvido pelos gestores. A organização, nesse caso, se refere à maneira como os colaboradores trabalharão em casa; como serão cobrados das demandas; quais as formas de manter a comunicação ativa, de entregas de projetos e de análise de possíveis problemas; e como manter a motivação e o engajamento deles no cumprimento do trabalho.

Organize o trabalho remoto

Para que seus colaboradores continuem produzindo de maneira satisfatória, é necessário que eles percebam que há organização por parte dos gestores e líderes. Portanto, antecipe os problemas criando estratégias para integrar as suas equipes mesmo que a distância. 

Quando a estrutura da empresa é bem montada, organizada e planejada, os colaboradores conseguem trabalhar com mais tranquilidade, porque sabem que há recursos e a quem pedir ajuda, caso precisem. Além disso, use a tecnologia a seu favor, procurando as melhores opções no mercado para garantir que todos possam trabalhar em casa sem dificuldades e utilizando sites que auxiliem na organização de demandas e de comunicação interna.

Comunicação

A comunicação é uma das partes fundamentais de qualquer trabalho, seja ele presencial ou remoto. Porém, quando se está trabalhando distante dos colegas, é fundamental que todos tenham a consciência de que é preciso manter o contato para que sejam atualizados os status das demandas e o surgimento de novos projetos, entre outras questões. 

Os gestores precisam mostrar essa importância aos colaboradores, estimulando essas conversas e orientando sobre as melhores maneiras de entrarem em contato uns com os outros.

Como se comunicar?

Existem diferentes maneiras de seus colaboradores conversarem entre si e com você; tudo depende da urgência, da demanda e do planejamento estabelecido. Reuniões semanais, por exemplo, são ótimas para alinhar o andamento dos projetos, para tirar dúvidas e para reportar problemas em uma conversa mais dinâmica e direta. Para realizá-las, você pode usar diferentes plataformas virtuais, como o Microsoft Teams, que permite a criação de salas de conversa, onde é possível compartilhar documentos e telas.

Para as conversas mais informais e menos urgentes, os aplicativos de mensagens podem ser o canal mais adequado, considerando que a maioria das pessoas está sempre com o celular ao lado.

Cientes da importância da comunicação com colaboradores, franqueados e alunos neste momento, aqui na MoveEdu, contamos com o apoio do nosso parceiro Eng. Jamil Lopes, diretor regional e insider MVP da Microsoft. Ele nos auxiliou na implantação de um sistema de aulas on-line pelo Microsoft Teams, de modo que os nossos alunos possam continuar acompanhando as aulas, na segurança de suas casas, e no uso desta ferramenta como meio de comunicação, para eventos ao vivo, treinamentos, reuniões e lives, entre colaboradores e equipes das nossas franquias.

Por meio dessa parceria, também estamos implantando o Microsoft Teams, o Office 365, o Minecraft Education e o S2B para toda a nossa rede, que atualmente conta com mais de 1.200 franquias e 500 mil alunos ativos.

Aproveitamos para agradecer ao Eng. Jamil Lopes e à Microsoft pelo apoio neste momento de mudanças e de novas oportunidades, em que a comunicação se torna ainda mais importante!

Acompanhe as novidades do blog da MoveEdu!

Teletrabalho ou home office: quais as diferenças?

Saiba o passo a passo para criar uma loja on-line

Grupo MoveEdu

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de educação, o Grupo MoveEdu é detentor das redes Prepara Cursos, Microlins, People, SOS, Ensina Mais Turma da Mônica, Pingu’s English, English Talk e ITB. Já recebeu diversos selos de qualidade da Associação Brasileira de Franchising e prêmios de melhores franquias do Brasil. Conta com diversos programas de inserção no mercado de trabalho para jovens e de bolsas de estudo. Se interessou? Então comece agora mesmo! Conheça mais sobre o grupo MoveEdu e prepare-se para entrar de cabeça em um dos mercados que mais crescem no Brasil!

Comments