04/08/2014
Fazer a seleção da equipe para a
empresa não uma tarefa fácil. O funcionário que parecia perfeito na entrevista
pode revelar-se um verdadeiro empecilho caso não se adeque aos preceitos
estabelecidos pela gerência da empresa. Em muitos casos, a solução para os conflitos
acaba sendo a demissão, mas é importante que, antes de tomar essa decisão, o
empreendedor tente encontrar uma solução que seja plausível para ele e para o
funcionário.
Existem quatro tipos de colaboradores
que já deram muita dor de cabeça aos seus chefes, de acordo com uma publicação
da revista Entrepreneur, escrita pela advogada Lisa Guerin. São eles: o “rei
das gírias”; o “desaparecido”; o “rebelde” e o “língua de trapo”. Saiba como solucionar
os problemas ou evitá-los que podem ser causados por cada um deles:
Rei das gírias – teste o candidato por, ao menos, três meses antes de contratá-lo.
Assim, você terá certeza de sua habilidade para a comunicação.
Desaparecido – se você tem um funcionário que não anda respeitando os horários
determinados, chame-o para que tenham uma conversa franca. Pergunte se ele está
passando por problemas familiares, de saúde ou se está insatisfeito com o
trabalho. Mas, para exigir o cumprimento do horário, lembre-se de que a
política da empresa sobre a jornada de trabalho deve ser clara.
Rebelde – a negligência de um funcionário pode gerar riscos à companhia. Impor
disciplina e sondar comportamentos que possam ser ameaçadores antes que eles
aconteçam é de extrema importância.
Língua de trapo – esse tipo de funcionário gosta de falar mal da
empresa e do seu chefe. Para evitar a destruição da moral da companhia, é preciso
conversar com o colaborador para oferecer opções para resolver qualquer
problema que o incomode.
Fonte: PEGN
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