O que é endomarketing? Como funciona?

03/05/2019

O que é endomarketing? Como funciona?

O significado de endomarketing pode ser encontrado no próprio desmembramento da palavra:

endo - para dentro + marketing

Logo, entende-se como endomarketing uma série de ações de marketinginterno voltada para a comunicação institucional da empresa. O objetivo é melhorar o relacionamento com os colaboradores e funcionários, deixando-os mais confortáveis e engajados no trabalho.

O foco do endomarketing está em melhorar a imagem da empresa para o público interno. Nesse sentido, é um trabalho conjunto dos departamentos de marketing e recursos humanos. Enquanto o RH procura mapear os problemas e os desafios dos funcionários e colaboradores, a equipe de comunicação promove ações que atendem diretamente às necessidades do públicointerno.

Exemplos de ações

Veja exemplos de ações de endomarketing:

Treinamentos e especializações

A empresa pode oferecer cursos e treinamentos para os funcionários, sejam eles relacionados ao trabalho, sejam outras formações, como o ensino de idiomas.

Benefícios

É possível pensar em uma série de benefícios, como descontos em academias, planos de saúde completos, participação nos lucros e ingressos para eventos.

Confraternizações

A empresa pode promover comemorações de aniversário e outras festividades relacionadas a datas como Páscoa, Natal e Dia das Mães.

Eventos institucionais

Envolve a realização de eventos de tempos em tempos reunindo todos os colaboradores. Nessas ocasiões, pode-se transmitir a situação atual da empresa, comemorar as conquistas, premiar funcionários de destaque e explicar os planos para o futuro, por exemplo.

Por que investir em endomarketing?

Dentre os motivos que justificam o investimento em endomarketing, destacam-se:

Cultura empresarial

Pense na Apple, por exemplo. A marca é conhecida por valorizar a inovação e a criatividade em seus processos. Por meio das ações de endomarketing, é possível criar uma cultura organizacional e dar uma identidade para sua empresa.

Motivação dos funcionários

Ao perceber que a empresa oferece suporte e cuidado, os funcionários se sentem mais motivados a dar o melhor de si no trabalho. Os colaboradores querem aproveitar todas as vantagens que o local oferece, melhorando a produtividade.

Engajamento

As ações de endomarketing, principalmente os eventos, conseguem manter os funcionários engajados entre si e com a marca. A proximidade do grupo ajuda a formar relações mais sólidas entre os colegas de trabalho e aumentar o rendimento da equipe.

Valorização dos funcionários

Ao se sentir mais valorizado, o funcionário se vê menos propenso a sair do emprego. Isso ajuda a empresa a reter talentos e diminuir a rotatividade nas equipes de colaboradores.

Dicas para a implantação

Veja algumas dicas para promover as ações de endomarketing na sua empresa:

Melhore a comunicação interna

Facilite a comunicação interna da empresa de modo que os funcionários consigam expressar suas opiniões para os diretores e até mesmo para o presidente. Crie canais mais eficientes de mensagens, não deixando com que os e-mails se acumulem por semanas sem resposta!

Realize pesquisas

Junto com a equipe de RH, procure falar com os funcionários e analisar suas necessidades, de modo a pensar em ações que atendam exatamente às necessidades das pessoas da sua empresa, e não se baseando totalmente em ideias já prontas.

Investimento

Muitas dessas ações de endomarketing têm custo financeiro. É preciso se preparar e certificar-se de que o orçamento da empresa consegue dar conta dos gastos.

Continuidade

Não adianta promover eventos ou dar benefícios por um curto período de tempo. É necessário haver continuidade para se criar de fato uma cultura organizacional na empresa.

Veja outras dicas que vão te ajudar na administração dos seus negócios:

Crowdfunding, co-working e outros termos em inglês que você precisa aprender

Como criar uma agenda de reuniões para sua empresa

7 cuidados essenciais para ter com a comunicação externa da sua empresa

Grupo MoveEdu


Com mais de 30 anos de experiência no mercado de educação, o Grupo MoveEdu é detentor das redes Prepara Cursos, Microlins, People, SOS, Ensina Mais Turma da Mônica, Pingu’s English, English Talk e Prospere ITB. Já recebeu diversos selos de qualidade da Associação Brasileira de Franchising e prêmios de melhores franquias do Brasil. Conta com diversos programas de inserção no mercado de trabalho para jovens e de bolsas de estudo. Se interessou? Então comece agora mesmo! Conheça mais sobre o grupo MoveEdu e prepare-se para entrar de cabeça em um dos mercados que mais crescem no Brasil!

Comments