5 riscos financeiros que você não pode correr na sua empresa

12/07/2019

5 riscos financeiros que você não pode correr na sua empresa

O planejamento financeiro é uma das partes mais importantes da operação de uma empresa, já que ele servirá como guia dos gastos e dos faturamentos. Além de propor o documento para a equipe administrativa, é necessário acompanhar de perto os resultados e ficar de olho nos ricos. Confira nossas dicas!

Não se preparar para crises 

Uma crise financeira extrapola o controle da empresa, principalmente se for uma onda global que afeta a maioria dos setores da economia. Assim, não é possível passar por ela sozinho, mas sim com um esforço geral. Porém, dá para entrar mais preparado em uma recessão econômica se a companhia contar com gente capacitada para prever as baixas e se organizar para tal. 

Calotes

Os clientes e parceiros podem acumular dívidas e mais dívidas com a sua empresa, tudo resultante de contas que não foram pagas na venda ou prestação de serviços. Na relação B2B, é fundamental assegurar-se das condições de pagamento e se proteger no contrato. Já nas negociações com os clientes, pense em métodos em que, caso o comprador não pague, o débito não seja assumido pela empresa, mas sim pelo banco. 

Expansão sem planejamento 

Chega um momento em que você sente que precisa expandir a empresa ou investir em novos locais. De fato, a ação pode ser muito viável para o crescimento dos negócios, mas é preciso tomar cuidado! Aumentar as dependências da companhia também significa mais gastos e, se a análise não for positiva o suficiente, pode acabar não compensando. Assim, é fundamental pensar bastante e traçar um plano de expansão bem acertado com o time. 

Extrapolar o orçamento 

A ausência de um controle mais próximo da empresa pode levar ao gasto excessivo com processos operacionais, logística ou até marketing, acreditando-se que está aumentando o faturamento. É preciso monitorar os custos cuidadosamente e fazer os cortes necessários para se ajustar ao orçamento previsto pela equipe financeira. 

Multas 

Processos trabalhistas e multas aplicadas pelo fisco podem exigir um gasto alto e repentino por parte da empresa, prejudicando muito as contas. Por isso, é importante estar sempre de olho na tributação e na relação com os funcionários, pensando em criar a melhor estrutura possível e não cultivar problemas para o futuro. 

Grupo MoveEdu

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de educação, o Grupo MoveEdu é detentor das redes Prepara Cursos, Microlins, People, SOS, Ensina Mais Turma da Mônica, Pingu’s English, English Talk e ITB. Já recebeu diversos selos de qualidade da Associação Brasileira de Franchising e prêmios de melhores franquias do Brasil. Conta com diversos programas de inserção no mercado de trabalho para jovens e de bolsas de estudo. Se interessou? Então comece agora mesmo! Conheça mais sobre o grupo MoveEdu e prepare-se para entrar de cabeça em um dos mercados que mais crescem no Brasil!

Comments