Balanço patrimonial: o que você precisa saber para fazer na sua empresa

26/07/2019

Balanço patrimonial: o que você precisa saber para fazer na sua empresa

O balanço patrimonial, também conhecido como balanço contábil, é uma ferramenta muito importante para garantir o bom funcionamento da contabilidade de uma empresa. Esse relatório é gerado com base em toda a movimentação financeira de uma instituição, e demonstra toda a sua situação patrimonial dentro do período de tempo analisado. Aqui, nós te explicamos como organizá-lo e porque é importante fazer o balanço da sua empresa. Confira. 

O que é um balanço patrimonial?

De maneira geral, o cálculo de balanço patrimonial consiste no cálculo que uma empresa realiza para aferir a sua situação financeira dentro de um período de tempo específico. Essa ação consiste na reunião de dados e índices específicos, capazes de auxiliar o departamento contábil na compreensão dos custos de um negócio e da somatória de bens que uma empresa possui.

Como organizar um balanço patrimonial?

O balanço patrimonial deve ser gerado com base em todos os lançamentos contábeis de uma empresa realizados dentro de um período de tempo determinado. O balanço é composto por três categorias distintas. 

Os ativos correspondem a todos os bens de uma empresa. Nessa categoria, incluem-se os bens materiais, como matérias-primas compradas, maquinários e veículos, os itens em estoque e também as aplicações. Por outro lado, os passivos incluem todas as obrigações financeiras de uma empresa. Aqui estão todos os pagamentos que a instituição deve realizar, como os pagamentos a fornecedores e colaboradores, além de suas possíveis dívidas. 

Por fim, o patrimônio líquido é definido como a diferença resultante entre os ativos e os passivos. É o total de capitais que a empresa possui em seu nome, e também é conhecido como capital próprio. 

De quanto em quanto tempo ele deve ser realizado?

Especialistas costumam aconselhar que as empresas realizem o seu balanço patrimonial pelo menos uma vez ao ano. No entanto, devido à grande quantidade de itens que precisa ser contabilizada, a realização de um balanço patrimonial semestral pode ser a melhor solução para empresas de pequeno ou médio porte. 

Já para as empresas de grande porte, sobretudo aquelas que possuem uma grande quantidade de itens em seu estoque ou em ações ativas, realizar o balanço patrimonial a cada três meses pode ser uma boa opção. Assim, ao final do ano, é possível ter uma facilidade maior para organizar o balanço anual da instituição. 

Por que realizar um balanço patrimonial?

O principal objetivo de realizar um balanço patrimonial é auxiliar os gestores no controle e planejamento da contabilidade, do setor financeiro e de todo o patrimônio empresarial. Dessa maneira, é muito importante estar sempre de olho para manter as contas em dia e bem organizadas. 

Além de conhecer a situação real do patrimônio da empresa, o balanço ainda permite compreender a evolução da empresa através de comparativos e planejar ações futuras. Ainda, é importante ressaltar que esse relatório é muito importante para as declarações financeiras de uma instituição, e portanto deve sempre ser feito com muito cuidado e atenção. 

Devido à importância desse relatório para a sua empresa, não deixe de buscar a orientação de um profissional da área de contabilidade caso tenha dúvidas ou incertezas sobre os dados que devem ser relacionados no documento. Também é muito importante refletir sobre os períodos em que você deve atentar aos cálculos para beneficiar a sua empresa. 

Grupo MoveEdu

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de educação, o Grupo MoveEdu é detentor das redes Prepara Cursos, Microlins, People, SOS, Ensina Mais Turma da Mônica, Pingu’s English, English Talk e Prospere ITB. Já recebeu diversos selos de qualidade da Associação Brasileira de Franchising e prêmios de melhores franquias do Brasil. Conta com diversos programas de inserção no mercado de trabalho para jovens e de bolsas de estudo. Se interessou? Então comece agora mesmo! Conheça mais sobre o grupo MoveEdu e prepare-se para entrar de cabeça em um dos mercados que mais crescem no Brasil!

Comments