Como descobrir quem é o público-alvo da sua empresa

14/08/2019

Como descobrir quem é o público-alvo da sua empresa

Determinar com precisão quem é o público-alvo do seu negócio é essencial para torná-lo rentável e levá-lo ao sucesso. Afinal, essa percepção ajuda a entender quem são as pessoas que comprarão o produto ou serviço que você está oferecendo. Além disso, essa informação também é importante para que você possa traçar estratégias inteligentes para fidelizá-los. Que tal conhecer mais sobre o assunto? Confira. 

O que é público-alvo? 

O público-alvo de uma empresa pode ser definido como a parcela da sociedade para quem uma marca direciona suas ações de marketing. Dessa forma, podemos afirmar que esse grupo de pessoas ou instituições tem um perfil semelhante como consumidor e se identifica com a empresa ou marca em questão, tornando-se cliente em potencial dos produtos ou serviços oferecidos.

Nesse sentido, a definição do público-alvo está diretamente relacionada à compreensão de quem é esse grupo de pessoas, partindo de uma pesquisa cuidadosa sobre o tema. Assim, é possível definir um grande volume de informações sobre esses clientes, incluindo questões-chave, como dados demográficos e condições socioeconômicas.

O estudo sobre o público-alvo de uma empresa também envolve outros aspectos importantes, como os hábitos de consumo dessas pessoas e o seu estilo de vida. Quanto mais se entende sobre quem é o público-alvo de uma marca, mais fácil é compreender os seus desejos, adequar produtos e serviços, e direcionar estratégias sólidas para conquistá-lo. 

Como descobrir quem é meu público-alvo?

Conheça a sua empresa

Antes de conhecer o seu público-alvo, é necessário conhecer a sua própria empresa! O primeiro passo para buscar os seus clientes é entender quais são os seus produtos e serviços, qual a missão, os valores e a essência da sua marca, quais os objetivos do seu negócio e como você planeja alcançá-los enquanto empreendedor. 

Pesquise sobre o mercado

Além de conhecer a essência da sua marca, também é importante entender como a sua empresa se posiciona no mercado e quais seus diferenciais diante dos concorrentes. Para isso, é fundamental pesquisar muito sobre as outras marcas que atuam no mesmo segmento que você. Também é importante entender qual é a situação econômica do país no momento, e quais são as tendências e novidades para o setor no qual você atua. 

Ainda, não deixe de conhecer mais sobre os públicos-alvo do segmento no qual você irá atuar. Se você está dando os primeiros passos em uma área nova, pesquise sobre mercados semelhantes. Por fim, lembre-se de sempre fazer pesquisas de aceitação e avaliação do seu produto ou serviço com os consumidores em potencial. 

Esteja atento aos leads

Agora que você já conhece o seu produto ou serviço e o mercado no qual a sua marca irá atuar, é hora de definir qual será a estratégia de comunicação da sua empresa e como o seu produto ou serviço será apresentado ao público! Nesse ponto, o setor de marketing deve estar atento para traçar as ações ideais para cada momento de venda, gerando os leads ideais. Caso as ações não estejam surtindo efeito ou gerando resultados interessantes, deve-se estar alerta e avaliar a necessidade de rever a definição do seu público-alvo. 

Fique de olho nas mudanças

Após conhecer o seu público e identificar a maneira ideal de se comunicar com seus clientes, é fundamental manter-se atualizado! Assim, é possível realizar as modificações necessárias na sua marca, reorganizando as ações de comunicação, adequando-se às mudanças do mercado e modificando-se de acordo com os novos objetivos da empresa. 

Persona: qual a diferença?

É muito comum que a ideia de público-alvo seja confundida com as personas; no entanto, é importante lembrar que esses conceitos são diferentes entre si. O público-alvo é considerado uma visão mais ampla e abrangente sobre quem é o grupo de pessoas que consome uma marca. A persona, por outro lado, traz esse grupo para uma materialização mais direcionada e específica sobre esses clientes.

Por isso, as personas são uma “ferramenta” do marketing que ajudam a empresa a construir o perfil do seu cliente ideal. Para isso, cria-se um personagem fictício, baseado inicialmente nas informações definidas pelo público-alvo, como idade, sexo e formação educacional, por exemplo. 

A seguir, são adicionadas informações subjetivas, mas que ainda requerem um processo de pesquisa detalhada e cuidadosa. Nesse ponto, são levadas em consideração questões como características pessoais, interesses, escolaridade, engajamento nas redes sociais e até mesmo os motivos pelos quais a pessoa deseja comprar o seu produto ou serviço, por exemplo. 

Essa abordagem mais profunda ajuda a entender quem são as pessoas que você deseja atingir e fidelizar com as suas estratégias. Vale destacar que é possível criar mais de uma persona, e quanto mais completo for cada um desses perfis, mais fácil será entender como você pode alcançar esses clientes!

Estar atento à definição do seu público-alvo é fundamental para alavancar seus negócios e garantir o retorno esperado dos seus esforços e investimentos! Por isso, conhecer seus clientes é o primeiro passo para definir as estratégias de comunicação e converter leads. Se você está em busca de dicas sobre empreendedorismo, aproveite a visita ao nosso blog e leia também:

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Grupo MoveEdu

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