Como incentivar a inovação na sua empresa

22/08/2019

Como incentivar a inovação na sua empresa

As inovações implantadas a partir das ideias dos colaboradores e da equipe da empresa, contribuindo com novas ideias e estratégias, pode ser uma contribuição muito significativa para o sucesso do ambiente de trabalho. A cultura de inovação tem como objetivo potencializar e incentivar o desenvolvimento e a criatividade, transformando ambientes e excluindo comportamentos e regras que podem impedir essas práticas. 

Esse compartilhamento de ideias para inovar em diversas áreas da empresa deve ser estimulado pelos gestores por meio de projetos de redução de custos, por exemplo, ou deixando os processos burocráticos mais simples. Não é preciso fazer algo extraordinário, por isso reunimos algumas dicas para você incentivar a inovação na sua empresa. Confira! 

Compartilhando e ouvindo ideias 

Abra espaço e dê oportunidades nas reuniões para que os funcionários compartilhem diferentes ideias e opiniões. Dessa forma as chances de inovar na empresa serão maiores. Esse debate deve ser estimulado com frequência, de forma saudável e justa. Caso uma das sugestões propostas desperte o interesse da equipe e dos gestores, não suponha um resultado antes de testá-la. O teste pode servir como uma prova de confiança e incentiva os funcionários a manter o pensamento inovador ativo! 

Se os funcionários sempre concordam entre si, pode não ser um bom sinal. Quando o time não tem formas diferentes de pensar ou tem medo de compartilhar novas ideias, a atualização fica mais difícil. Mostre que pensar fora da caixa é algo positivo e se comprometa a ouvir a equipe. É costume das empresas ouvirem seus clientes para fazer melhorias, certo? Então ouça quem está inserido no processo de criação e produção dos resultados para o trabalho ser ainda melhor e ter mais sucesso.

Definindo metas 

Defina metas que sejam claras e objetivas para que o caminho para atingi-las não seja cansativo por ser longo e complicado. Defina bem o resultado que deve ser alcançado, assim o planejamento para os projetos serem desenvolvidos fica mais coerente com a organização do trabalho interno, com as responsabilidades divididas e os prazos estabelecidos. Sempre esclareça as mudanças que ocorrem aos seus colaboradores, explicando os motivos de estarem acontecendo e quais as metas a serem alcançadas a partir daquele momento. Os gestores devem mostrar como as mudanças são benéficas na rotina da empresa, animando e incentivando o trabalho da equipe. 

Elogiando os colaboradores

Quando os gestores elogiam os colaboradores, deixando clara a satisfação com suas ações, essa é uma das maneiras de valorizá-los e deixá-los motivados para que eles façam o seu melhor. A equipe terá vontade de superar as expectativas com soluções inovadoras que contribuam para o crescimento da empresa. Nas reuniões, dê feedbacks e converse com cada profissional; esse deve ser um momento propício para deixar todos confortáveis para ouvir e falar. Deixe claro que uma falha ou outra não acaba com todo o processo de inovação, mas é uma forma de buscar as soluções para contornar os problemas que aparecerem. 

Facilitando a capacitação 

É importante que se valorize o aprendizado por meio de ações que incentivem os funcionários a aperfeiçoar os conhecimentos e habilidades profissionais. Dessa forma, eles ficarão mais engajados em ajudar a equipe como um todo quando for necessário, aplicando ideias inovadoras que adquiriram fora do ambiente de trabalho, mas que são ótimas contribuições para os resultados! É essencial oferecer oportunidades para a equipe ficar antenada com as mudanças propostas pelas inovações, como lidar com as novas tecnologias que facilitam o trabalho e melhoram os resultados. Esse é um ótimo caminho para o desenvolvimento e o crescimento dos profissionais dentro da empresa.

Mudando o clima e a cultura

Quando o ambiente da empresa fica mais leve, as ideias para a inovação podem surgir, e isso pode acontecer em um intervalo em que os funcionários testem novas tecnologias, pratiquem a leitura ou conversem com outras pessoas. A cultura da inovação pode ser efetivada por caminhos que não sejam pesados e busquem resultados imediatos. A empresa deve disponibilizar a estrutura para que os funcionários desenvolvam sua criatividade, com características próprias e únicas. 

É interessante organizar ações criativas em equipe para estimular a inovação: jogos, desafios, palestras, seminários, entre outros. Por meio dessas práticas, reconheça os membros que se destacaram e que compartilharam novidades, assim os outros integrantes ficaram inspirados a buscar novos conhecimentos e aprimorar suas ideias. 

Quando os funcionários estão motivados, o trabalho fica ainda mais focado em desenvolver os projetos e fazer com que o negócio cresça e tenha mais sucesso. Com o passar do tempo, a mudança que acontece aos poucos quando a inovação é incentivada será relevante para a empresa e para todos os profissionais dela! 

Gostou das sugestões para incentivar a inovação na sua empresa? Confira outros posts no nosso blog que colaboram para o sucesso do seu trabalho: 

O que é endomarketing? Como funciona?

Como criar uma agenda de reuniões para sua empresa

Grupo MoveEdu

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de educação, o Grupo MoveEdu é detentor das redes Prepara Cursos, Microlins, People, SOS, Ensina Mais Turma da Mônica, Pingu’s English, English Talk e Prospere ITB. Já recebeu diversos selos de qualidade da Associação Brasileira de Franchising e prêmios de melhores franquias do Brasil. Conta com diversos programas de inserção no mercado de trabalho para jovens e de bolsas de estudo. Se interessou? Então comece agora mesmo! Conheça mais sobre o grupo MoveEdu e prepare-se para entrar de cabeça em um dos mercados que mais crescem no Brasil!

Comments