Técnicas de oratória para usar na sua próxima reunião

18/09/2019

Técnicas de oratória para usar na sua próxima reunião

A oratória está relacionada a arte de falar bem em público. Para potencializar a maneira como as informações são transmitidas e torná-las originais e memoráveis diante da audiência, é fundamental se apoiar em técnicas que podem potencializar o processo de comunicação! Aqui você confere algumas dicas de atitudes que podem ajudar você a impressionar todos os presentes em sua próxima reunião de negócios. Acompanhe.

Controle a ansiedade

É natural sentir um pouco de tensão antes de apresentar suas ideias ou um novo projeto em público. No entanto, é essencial manter a calma e controlar as emoções antes de subir ao palco ou em uma reunião importante. Em situações como essas, os pensamentos negativos podem ser perigosos e comprometer sua apresentação, deixando as mãos trêmulas, aumentando o suor e contribuindo para que você se perca na sua fala.

Por isso, é importante não deixar o nervosismo tomar conta e pensar positivamente! Ao reafirmar para a sua mente que você está no controle da situação e dos seus pensamentos, você conseguirá organizar as ideias com maior facilidade, sentirá a tensão diminuir e demonstrará maior segurança para se comunicar. Como resultado, a sua autoconfiança irá aumentar e o resultado da apresentação será positivo.

Atenção à expressão corporal

O nosso corpo é capaz de revelar como nós estamos nos sentindo. Sendo assim, uma postura empoderada e confiante auxilia muito na transmissão de uma informação para o seu público, já que o seu comportamento irá reafirmar sua segurança e certeza daquilo que está sendo dito! Portanto, lembre-se de manter a coluna ereta e ombros, cotovelos e pescoço relaxados para afastar a tensão. 

Ao pressionar o seu corpo a se portar de forma mais determinada e tranquila, você ainda estará mandando uma mensagem para a sua mente de que as coisas estão sob controle - e que não há motivo para nervosismo. Além disso, uma boa postura contribui para melhorar a imagem que você está transmitindo para o seu público e demonstra convicção e certeza sobre informações que você está comunicando.

Movimente-se e comunique-se com a audiência

Uma apresentação estática pode não só ser desinteressante, mas também transmitir para a sua audiência que você está muito tenso e inseguro para expor suas ideais. Nesse sentido, é válido procurar se movimentar de maneira natural, gesticulando suavemente com o objetivo de enriquecer sua fala e enfatizar alguns aspectos e colocações do seu discurso. 

Além da atenção aos movimentos, é importante ter em mente que uma apresentação ou a exposição de novas ideias em uma reunião de trabalho também envolve o público. Logo, é fundamental ter interações sutis com as pessoas que estão presentes, com perguntas ou propostas de reflexões, por exemplo. Ao criar esses momentos de troca e diálogo horizontal, a apresentação ganhará caráter de empatia e ar mais dinâmico. 

Respire fundo!

A respiração é um ponto-chave para uma apresentação de sucesso! Respirar de maneira errada pode aumentar o seu nervosismo e comprometer a sua fala. Então, lembre-se de respirar fundo antes do início da sua reunião ou apresentação. Durante as suas colocações, respire pelo diafragma e sempre faça pausas entre as orações - um recurso que também permite que você relembre o próximo ponto que deve ser mencionado. É fundamental que a sua respiração mantenha um ritmo natural e leve, ajudando o seu corpo e a sua mente a se acalmarem e focarem na comunicação das suas ideias. 

Evite vícios de linguagem

Os vícios de linguagem são palavras ou expressões que são parte da nossa comunicação diária. Eles são usados de maneira inconsciente, e têm como objetivo preencher o vazio de um discurso ao apoiar o interlocutor na lembrança do próximo ponto que deve ser mencionado. No entanto, quando se trata de uma apresentação ou de uma reunião séria, é necessário estar atento para evitar essas situações. 

Uma sugestão é treinar a sua fala com antecedência, certificando-se de que você está confortável com a ordem de apresentação dos tópicos e com os temas que precisam ser explicados. Ao praticar a apresentação com antecedência, você terá menores chances de recorrer aos vícios de linguagem e poderá aumentar a sua segurança para expor suas ideias. 

Uma boa oratória é essencial para se comunicar de maneira adequada no ambiente profissional, e falar bem em público é possível com treino e muita calma. Por isso, não deixe de se preparar, organizar um roteiro consistente para explorar as suas ideias durante a apresentação e conhecer o seu público. Assim você sentirá mais segurança e irá impressionar todos os presentes!

Se você gostou deste texto, aproveite a visita ao nosso blog e confira outros que podem ajudar você a continuar se destacando em sua carreira profissional:

A importância do propósito no empreendedorismo

O que é intraempreendedorismo e como ele pode ajudar sua empresa?

Grupo MoveEdu

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de educação, o Grupo MoveEdu é detentor das redes Prepara Cursos, Microlins, People, SOS, Ensina Mais Turma da Mônica, Pingu’s English, English Talk e ITB. Já recebeu diversos selos de qualidade da Associação Brasileira de Franchising e prêmios de melhores franquias do Brasil. Conta com diversos programas de inserção no mercado de trabalho para jovens e de bolsas de estudo. Se interessou? Então comece agora mesmo! Conheça mais sobre o grupo MoveEdu e prepare-se para entrar de cabeça em um dos mercados que mais crescem no Brasil!

Comments