Dicas para definir o posicionamento estratégico da sua empresa

09/10/2019

Dicas para definir o posicionamento estratégico da sua empresa

Você sabe o que é posicionamento estratégico? Toda empresa tem o objetivo de deixar uma marca na mente dos seus clientes para que voltem a consumir seus produtos ou serviços. Além disso, o posicionamento estratégico ajuda a empresa a ser vista no mercado da forma como ela deseja, sem esquecer de relevar o seu diferencial em relação a outras empresas do mesmo ramo, ressaltando suas características únicas. 

Por isso, é essencial definir o seu público-alvo para que o posicionamento comece a ter um caminho definido e não dependa dos alvos que consomem dos concorrentes, já que cada um possui algo diferente a oferecer. Já percebeu que sempre há uma marca que se destaca no meio de tantas outras e que oferece o mesmo serviço? Isso acontece porque ela deve ter um diferencial muito atrativo para as pessoas! E como definir o posicionamento de uma empresa? Nós te ajudamos! Confira as dicas que reunimos:

Defina os clientes da sua empresa

Lembra que falamos do público-alvo acima? Antes de fazer o posicionamento estratégico, é preciso definir quem são as pessoas que compram o que a sua empresa oferece, assim ficará fácil definir estrategicamente a empresa. Também é necessário encontrar o diferencial que será o foco na estratégia de posicionamento, que será o “guia” do trabalho. Não precisam ser informações totalmente exatas, mas devem ser claras e próximas da realidade. Existem alguns critérios que facilitam na hora de segmentar o público, veja:

Segmentação geográfica: verifica os locais onde está a maioria das pessoas que compram na empresa;

Segmentação demográfica: definir qual gênero, idade, ocupação, entre outras características, compra mais os seus produtos;

Segmentação psicográfica: entender como é o estilo de vida, os valores e a personalidade das pessoas;

Segmentação comportamental: compreender o comportamento dessas pessoas ao decidir comprar da sua empresa.

Defina os objetivos

Defina os principais objetivos da empresa, sejam eles qualitativos, sejam quantitativos. Podem ser relacionados com os lucros ou o retorno de capital que foi investido, mas sempre objetivos que tenham a ver com os indicadores que são fundamentais para a empresa e definindo a ordem de importância deles. 

Conheça os diferenciais da empresa

O que a sua empresa faz de diferente ou de um jeito melhor do que as concorrentes? Tenha essa resposta observando qual é a proposta oferecida para os clientes e qual é a forma de entrega e venda dos serviços. Está sendo feita expressando o perfil da empresa? Dessa forma, você define as escolhas da sua empresa e o que não fará parte do posicionamento estratégico no mercado, deixando claro para os colaboradores que estão montando o planejamento interno qual será o direcionamento tomado.

Escolha o tipo de posicionamento

Você achou o principal diferencial da sua empresa, mas isso não será importante se você não divulgá-lo para os seus consumidores, ou seja, não está sendo estratégico. Mas queremos lembrar que posicionamento não é a mesma coisa que diferenciação! Posicionamento é como a empresa deseja ser vista, e na diferenciação abordamos os pontos que devem ser considerados estratégicos; porém, por serem complementares, sempre pensamos nesses pontos ao mesmo tempo. Também para facilitar a definição, existem os tipos de posicionamento que apresentamos abaixo: 

Posicionamento por atributo: usar um aspecto que diferencia a sua empresa das outras, como tradição e há quanto tempo está no mercado. 

Posicionamento por benefício: buscar benefícios que vão além do óbvio que o produto oferece, por exemplo, detergentes que limpam super bem a louça e também não prejudicam as mãos. 

Posicionamento por uso/aplicação: esse tipo de posicionamento indica quais são os melhores momentos para usar determinado produto.

Posicionamento por usuário: aqui o foco depende do perfil do usuário, que pode se identificar com o produto ou serviço oferecido pela empresa.

Posicionamento por concorrentes: essa estratégia faz com que o consumidor veja que o produto ou serviço tem uma proposta igual ou melhor que a dos concorrentes. 

Posicionamento por categoria: a marca quer assumir a liderança em alguma área do mercado, fazendo jus a essa imagem, como quando falamos o nome de algum produto que, na verdade, é uma marca. 

Posicionamento por preço/qualidade: esse posicionamento é justificado de acordo com a qualidade ou o preço que é reconhecido. 

Deu para perceber que o posicionamento de uma empresa resulta de uma série de estratégias e processos implantados e integrados, não é mesmo? Definir um posicionamento estratégico é algo que precisa de muita atenção e organização dentro da empresa, para evitar que as estratégias fiquem confusas e as interpretações sejam diferentes das planejadas. Adote essas dicas que passamos na sua empresa o quanto antes!

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Grupo MoveEdu

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