Como criar um ambiente de trabalho produtivo na sua empresa

16/10/2019

Como criar um ambiente de trabalho produtivo na sua empresa

Manter o ambiente de trabalho produtivo nem sempre é fácil, não é mesmo? Muitas vezes funcionários desmotivados podem ser a chave da queda de rendimento. Veja como deixar o ambiente de trabalho mais produtivo. É importante considerar tanto mudanças no ambiente físico quanto na filosofia da empresa.

Invista num ambiente claro e limpo

Trabalhar em um lugar onde não se tem luz natural e que aparenta não estar limpo pode ser péssimo para a produtividade. Os funcionários tendem a gostar mais de locais onde é possível ver o lado de fora. Além disso, é de grande importância que as estações de trabalho sejam organizadas e permitam a fácil interação entre os colegas.

Tenha um local de descanso

Tão importante quanto os momentos de trabalho, são as horas de descanso. Portanto, tenha um espaço agradável para os colaboradores poderem descansar, seja durante a hora de almoço, seja nas pequenas pausas durante a jornada de trabalho. 

Hoje em dia está cada vez mais comum as empresas investirem em locais com sofás confortáveis, televisões e até videogames para uso dos funcionários, mas isso quebra o ritmo de trabalho, então deve ser usado de maneira responsável por todos.

Apresente feedbacks

Feedbacks não devem ser dados apenas quando algo errado acontece. Pelo contrário, é importante que se dê retorno para o seu funcionário nos momentos de cobrança e de êxito. Ele vai perceber que os líderes da empresa se importam com seu trabalho e sabem reconhecer quando algo é bem feito. Ter uma comunicação clara é excelente. 

Seja acessível e flexível

Ter um chefe que está sempre indisponível e fechado faz com que o funcionário trabalhe com medo e receio, por isso uma boa dica é se mostrar aberto a conversas e sugestões daqueles que trabalham com você, criando assim um clima mais harmonioso. 

Outra questão que pode fazer diferença na produtividade da empresa é a vestimenta adequada para cada lugar. Existem locais que exigem o uso de traje social ou de uniformes, mas se a sua empresa não se encaixa nesse perfil, dar a liberdade de o colaborador usar roupas mais confortáveis pode aumentar o rendimento da equipe. 

Investir no bem-estar dos colaboradores pode ser o principal fator para manter a produtividade da empresa crescendo. Aproveite a visita ao nosso blog e confira outros posts que podem ajudar você na gestão da sua empresa:

A importância da cultura organizacional para sua empresa

Técnicas de oratória para usar na sua próxima reunião

Grupo MoveEdu

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de educação, o Grupo MoveEdu é detentor das redes Prepara Cursos, Microlins, People, SOS, Ensina Mais Turma da Mônica, Pingu’s English, English Talk e ITB. Já recebeu diversos selos de qualidade da Associação Brasileira de Franchising e prêmios de melhores franquias do Brasil. Conta com diversos programas de inserção no mercado de trabalho para jovens e de bolsas de estudo. Se interessou? Então comece agora mesmo! Conheça mais sobre o grupo MoveEdu e prepare-se para entrar de cabeça em um dos mercados que mais crescem no Brasil!

Comments