9 dicas para se tornar um CEO de sucesso

04/12/2019

9 dicas para se tornar um CEO de sucesso

Você tem um objetivo na carreira que é alcançar o cargo de CEO ou já é um na empresa? Esse é o desejo de muitos profissionais, e o caminho para isso pode ser longo e exigente! A sigla CEO significa Chief Executive Officer, que basicamente quer dizer “diretor executivo”. Para te ajudar a saber como chegar a esse cargo com sucesso ou ter sucesso no seu atual cargo, reunimos algumas dicas para você neste post. Confira!

Ter presença 

Para se tornar um CEO de sucesso, é importante ter uma boa comunicação com todos da empresa e tomar a frente nas ações. Por exemplo, articular tarefas mais difíceis de maneiras simples e não esperar a sua vez de falar apenas, mas escutar e responder depois de pensar bem. É preciso ter uma postura de liderança, sendo respeitoso e demonstrando o quanto gosta do trabalho em si, de executá-lo e de chegar ao resultado esperado. 

Dominar o tempo

Os CEOs devem controlar os seus próprios horários e planejar como usar seu tempo para cumprir as responsabilidades pessoais e com a equipe. Além disso, separe um tempo diariamente para pensar e refletir sobre a sua rotina e seu trabalho.

Ter senso de humor

Levar-se a sério é um ponto importante, mas não exagere! Tenha equilíbrio e procure rir em alguns momentos, aprender com os próprios erros e criar, aos poucos, uma boa imagem de ter senso de humor com os funcionários da empresa, independentemente da situação.

Ser consistente e transparente 

Transmita consistência em relação aos objetivos e à visão da empresa e, nesse caminho, seja transparente sobre o seu progresso e os desafios que devem ser enfrentados. Para ter sucesso, os CEOs devem compartilhar as boas e as más notícias e procurar uma alternativa com toda a equipe para enfrentar problemas. Assim os funcionários podem ficar mais motivados e alcançar objetivos maiores, como bons resultados de um projeto ou uma posição melhor na empresa.

Ser um exemplo

Uma das habilidades que um CEO de sucesso deve ter é ser um exemplo do comportamento que quer que os funcionários tenham ou de uma cultura que deve ser seguida todos os dias na empresa. Quando o líder se dedica e gera admiração em sua equipe, com certeza renderá melhores resultados!

Reconhecer a importância da equipe

Seja humilde e reconheça que você não sabe de todas as coisas, e que cada membro da equipe tem um papel muito importante para o sucesso da empresa. Fique envolvido com o processo de trabalho que os funcionários estão realizando e não apenas delegue. Você pode sempre aprender coisas novas e aprimorar o seu conhecimento profissional. 

Formar uma rede de contatos

Ao longo da sua carreira, até se tornar um CEO, você conheceu ou conhecerá pessoas relevantes para sua área profissional e que podem se tornar contatos confiáveis. Por isso, saiba fazer um bom networking, conversando e pegando contatos, além de organizá-los para não perdê-los ao longo do tempo. Isso é bom para você como profissional e para o crescimento da empresa onde trabalha.

Ser flexível

O mercado de trabalho está numa mudança constante e relevante para diversas áreas. Fique ligado nas novidades que podem colaborar com a sua empresa e também para seu desempenho profissional como CEO. E, mais importante, adapte-se facilmente a elas, pois é preciso saber lidar com mudanças! Não fazer tudo sempre igual é um fator muito importante para ter sucesso neste cargo.

Aprender com erros

Errar é humano, e para ser um CEO de sucesso, é essencial saber aprender com os erros, tanto os pessoais quanto os da equipe. Admita o erro e faça uma análise do que aconteceu. Isso mostra que, mesmo você tendo mais experiência, não é perfeito.

Aproveite seus conhecimentos e experiências e siga o caminho para se tornar um CEO de sucesso. Dedique-se e busque sempre desenvolver novas habilidades e aprender com outros profissionais! 

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Grupo MoveEdu

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