Como fazer a gestão de férias dos funcionários da empresa

16/12/2019

Como fazer a gestão de férias dos funcionários da empresa

Nesta época de fim de ano, quem é que não gostaria de tirar férias para relaxar e viajar um pouco, não é mesmo? Dentro das empresas, é hora de os gestores lidarem com os pedidos de férias e as ausências de funcionários. Por isso, vamos te mostrar como fazer uma boa gestão de férias em sua empresa.

Conheça a leis trabalhistas

Para começar esta gestão, é superimportante ter o conhecimento das leis que envolvem as férias dos funcionários, já que elas interferem não apenas no quadro de funcionários, mas também no financeiro da empresa. Portanto, saiba o que deve ser feito, quantos dias os colaboradores podem tirar e depois de quanto tempo na empresa eles podem pedir férias.

Analise o calendário

Tenha a consciência de que, em determinado período, a sua equipe estará desfalcada, e isso pode gerar uma queda na produtividade. Então analise com cuidado quando o funcionário sairá de férias: se é em época de muito fluxo de trabalho ou se é em um momento de mais calmaria do mercado. Perder mão de obra, em algumas circunstâncias, é prejudicial para a empresa, porém o funcionário tem o direito a tirar férias. Por isso, converse e tente chegar a um resultado que seja bom para os dois lados.

Quantos dias de férias?

Junto com a análise de quando o funcionário vai sair de férias, está o período em que ele ficará ausente. Não perca o controle se serão 15, 30 dias ou menos dias. Lembre-se disso no momento de criar o planejamento do mês, para não acumular trabalho e atrasar o cronograma de produção da empresa.

Deixe claras as regras da empresa

É muito importante que os gestores passem para os colaboradores as regras da empresa com relação às férias, como o tempo de antecedência para pedi-las quais períodos são mais indicados; como funciona o sistema de realocação de funcionários durante as férias de um colega; e outras mudanças que acontecem na rotina da empresa quando alguém não está presente.

Treine a sua equipe

Quando se sabe que um colaborador entrará em férias, é fundamental que os demais saibam como fazer o trabalho do que que estará ausente. Portanto, elabore um treinamento para que todos estejam a par de como cumprir com as tarefas. Essa atitude evita que você tenha que lidar com o não cumprimento de atividades durante as férias de um colaborador.

As férias também são importantes para a empresa, uma vez que, na volta ao trabalho, o colaborador está mais motivado e com energia para produzir mais e melhor. Portanto, tenha uma boa gestão!

Continue em nosso blog e leia outros textos sobre gestão empresarial.

9 dicas para se tornar um CEO de sucesso

5 dicas que irão motivar você e sua equipe

Grupo MoveEdu

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de educação, o Grupo MoveEdu é detentor das redes Prepara Cursos, Microlins, People, SOS, Ensina Mais Turma da Mônica, Pingu’s English, English Talk e ITB. Já recebeu diversos selos de qualidade da Associação Brasileira de Franchising e prêmios de melhores franquias do Brasil. Conta com diversos programas de inserção no mercado de trabalho para jovens e de bolsas de estudo. Se interessou? Então comece agora mesmo! Conheça mais sobre o grupo MoveEdu e prepare-se para entrar de cabeça em um dos mercados que mais crescem no Brasil!

Comments