Final de ano: como dar os últimos feedbacks para os funcionários

18/12/2019

Final de ano: como dar os últimos feedbacks para os funcionários

O último mês do ano já chegou e está na hora de fazer o balanço da sua empresa; de analisar os números finais e a produtividade da sua equipe; de observar os objetivos alcançados e os que ficaram pelo caminho. Além disso, é importante ver o rendimento dos seus colaboradores e, para mantê-los estimulados, os feedbacks são bastante recomendados. Por isso, vamos te mostrar como ter essa última conversa com seus funcionários antes do final do ano.

Não improvise

O feedback é um momento importante para alinhar os objetivos da empresa com o rendimento do funcionário, então prepare-se para este momento e tenha em mãos os dados e informações a respeito do comportamento e do desempenho do seu colaborador. Essa reunião precisa ter uma preparação e um planejamento, para que todas as informações sejam transmitidas corretamente.

Fale com todos os colaboradores

É importante que todos os colaboradores recebam seus feedbacks. Portanto, programe-se para dar conta de conversar com todos eles antes do encerramento do ano. Anote o nome dos funcionários que estarão de férias durante o período e converse com cada um deles quando voltarem. 

Não cometa o erro dar feedback apenas para alguns. Isso vai gerar um mal-estar desnecessário em sua equipe, podendo até parecer uma predileção dos escolhidos.

Não omita informações

Todos nós temos qualidades e defeitos e, nessa última conversa, exponha os dois lados. Tanto os feedbacks positivos quanto os negativos são importantes para o crescimento profissional do funcionário. Cuidado apenas para não parecer que está dando uma bronca ou decepcionado com alguma atitude negativa. Seja firme ao falar dos problemas, mas o faça de maneira a estimulá-lo a melhorar.

Torne a situação amena

É natural que seus funcionários fiquem nervosos ou ansiosos para receber o feedback. Por isso, acalme-os e explique que é apenas uma conversa para analisar o desempenho individual e coletivo. Inicie a conversa de maneira natural e simpática, assim eles estarão mais confortáveis para ouvir e captar as mensagens que você for passar.

Fale do próximo ano

Para aproveitar a oportunidade de estar reunido com seus funcionários individualmente, apresente, de forma breve e objetiva, os anseios da empresa para o ano seguinte. Essa atitude demonstrará a cada colaborador que ele é importante para o pleno funcionamento da empresa. Diga o que espera deles e como eles poderão ajudar a atingir as metas.

Esteja preparado para perguntas

Apesar de não ser o foco nos feedbacks, abra espaço para que seu funcionário fale ou pergunte o que desejar. Então, prepare-se para conseguir responder algumas perguntas vindas deles. Essa troca de informações será saudável para os dois lados.

O final do ano, em muitas empresas, é sinônimo de correria e de prazos. Porém, é também um momento muito importante para manter todos alinhados e para passar os feedbacks aos colaboradores.

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