Como adotar as novas tecnologias nas empresas?

26/02/2020

Como adotar as novas tecnologias nas empresas?

As novas tecnologias oferecem diversos benefícios no cotidiano das pessoas e também das empresas. Produtos e serviços que facilitam a rotina de trabalho são, cada vez mais, aperfeiçoados para permitir um processo mais eficaz, melhores resultados e o crescimento das instituições de pequeno e de grande porte. A produtividade dos funcionários também pode aumentar com o uso dessas tecnologias, como internet das coisas, big data e armazenamento de dados em nuvem. Quer saber como adotar as novas tecnologias em sua empresa? Então, acompanhe o texto!

Escolha uma tecnologia que será realmente usada

O primeiro passo é escolher uma ou mais tecnologias que sua empresa adotará. Considere como sua equipe trabalha, os processos que são realizados e o que será mais funcional para os colaboradores. Não é o ideal escolher um aplicativo ou software, por exemplo, que não seja de fácil inserção na rotina dos funcionários.

Ao planejar a adoção de uma nova tecnologia em sua empresa, faça análises dos riscos de aplicá-la no trabalho antes de tomar a decisão, avalie as diferentes ferramentas e tenha cautela nas escolhas. Dessa forma, o melhor caminho será escolhido para que se tenha retornos positivos.

Informe a equipe sobre a mudança

Converse com os colaboradores sobre a nova tecnologia que será adicionada à rotina de trabalho. É necessário explicar como ela funciona, os motivos da inserção e quais os resultados esperados, de forma que todos concordem e achem essa novidade positiva, tanto para a empresa quanto para os funcionários. Mostre que a tecnologia ajudará no aumento da produtividade e reduzirá o tempo de trabalho para alcançar as metas, e também como o processo será mais agradável, gerando, consequentemente, melhores resultados.

Treine a equipe

Nem todos os funcionários têm afinidade com tecnologias digitais ou pegam rapidamente o seu funcionamento, por isso é importante levar esses fatores em consideração no momento de treinar a equipe. Alguns deles podem querer ser treinados ou precisar de ajuda para tirar as dúvidas enquanto usam, ou seja, apenas um dia de explicações não será o suficiente para todos aprenderem a usar a nova tecnologia, ainda mais se ela for utilizada todos os dias. Dependendo do funcionamento da tecnologia, faça uma explicação por partes.

Defina “treinadores”

Ao aplicar a tecnologia à rotina da equipe, é importante observar quem tem mais facilidade em mexer nela e pode atuar como um treinador para os colegas. Essas pessoas devem ser boas comunicadoras e saber trabalhar em equipe mesmo com outras áreas da empresa. Ofereça os recursos e o tempo necessário para o período de adaptação dos funcionários, gerando bons desempenhos e resultados.

Destaque os resultados 

Com o passar do tempo, e sempre que for possível, é importante fazer com que os funcionários da empresa tenham ideia de como a tecnologia está sendo importante no cotidiano. Em reuniões, incentive a menção de informações que foram obtidas com a ajuda do software ou do aplicativo, por exemplo. O processo de pesquisa e de descoberta desses dados a partir da tecnologia pode ser mencionado em relatórios ou em e-mails disponíveis para diversas áreas da empresa. Assim, as pessoas que ainda não estão habituadas a usar ficarão mais interessadas na funcionalidade desse recurso.

Cheque o desempenho do uso com frequência

A empresa deve definir algumas métricas para ter noção de como está sendo o desempenho no trabalho com o uso da nova tecnologia: se ele está correto ou se necessita de melhorias. Feito isso, lembre-se de checar as métricas e os números com frequência para saber se o uso está acima ou abaixo do esperado.

Essas são as principais dicas para o momento de adotar novas tecnologias novas tecnologias em sua empresa. Que tal começar a pesquisá-las para o seu negócio e seguir as nossas dicas? 

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Grupo MoveEdu

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