O que é cultura organizacional?

08/04/2020

O que é cultura organizacional?

Em uma empresa, definir valores, costumes e hábitos é de muita importância. Esses três fatores fazem parte da cultura organizacional, um recurso estratégico que influencia na posição da sua empresa no mercado e em como ela se diferencia das demais. Para implantar uma cultura organizacional, você deve entender o que ela é e como funciona, além de identificar o que está presente na empresa e o que é preciso mudar para deixar isso mais forte. Quer saber mais sobre cultura organizacional? Acompanhe o texto abaixo!

O que é cultura organizacional?

É um conjunto de normas, valores e práticas que são estabelecidos durante os processos de trabalho que acontecem na empresa. A cultura organizacional pode ser vista na maneira como a empresa trata os negócios e os clientes ou no grau de hierarquia interna, e até mesmo em outras prática simples que formam a essência e dão “cara” à empresa, como ter ou não um dress code

Além disso, é um método para encontrar a missão, os valores e os objetivos da organização, levando em conta alguns pontos, como as crenças definidas de acordo com a convivência das pessoas; os valores da empresa e o peso de cada um deles; os costumes que serão praticados, lembrando que eles são a materialização das crenças e dos valores; as atividades desenvolvidas frequentemente, com o intuito de aperfeiçoamento; e cerimônias realizadas de maneira formal e informal pelos membros.

É preciso criar uma cultura organizacional que tenha identificação com as características internas, a familiaridade com os funcionários e a forma de trabalho, ou seja, deve funcionar como um espelho. A cultura organizacional é a expressão do que pode ser observado no cotidiano da organização. Muitas empresas falham por buscar implantar isso como uma construção, em vez de espelhar a realidade já vivida pelos colaboradores para que não ocorram omissões ou problemas de fidelidade de consumidores e de funcionários.

Qual a importância da cultura organizacional?

Dentro de uma empresa, a cultura organizacional une o comportamento dos colaboradores ao desenvolvimento da organização. Com esse método definido, é mais fácil guiar as decisões da empresa e prepará-la para o futuro. Com a implantação de uma forte cultura organizacional, há inúmeros benefícios, já que demonstra a ética e a moral que a empresa tem, orientando de forma mais simples os caminhos que devem ser seguidos nos processos internos.

A cultura organizacional mostra para os colaboradores as expectativas da empresa e a forma correta das ações, mas sem deixar de lado a individualidade e os posicionamentos de cada membro. Com esse método, também é criada uma competição saudável entre os funcionários, incentivando-os a alcançar as metas estipuladas. 

Dessa forma, há também mais produtividade, já que a equipe fica focada em realizar as ações para chegar a resultados positivos. É importante que os líderes disseminem essa cultura pela empresa, mostrando os valores e as visões à equipe. Com isso, haverá impactos positivos em diversas áreas, e os objetivos da empresa serão atingidos.

Agora que você sabe o que é cultura organizacional, que tal implantá-la na sua empresa? Fique ligado no blog da MoveEdu e veja outros posts com dicas para o seu negócio.

Nova Lei das Franquias: entenda o que muda na legislação

Dicas para valorizar o branding do seu empreendimento

Grupo MoveEdu

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de educação, o Grupo MoveEdu é detentor das redes Prepara Cursos, Microlins, People, SOS, Ensina Mais Turma da Mônica, Pingu’s English, English Talk e ITB. Já recebeu diversos selos de qualidade da Associação Brasileira de Franchising e prêmios de melhores franquias do Brasil. Conta com diversos programas de inserção no mercado de trabalho para jovens e de bolsas de estudo. Se interessou? Então comece agora mesmo! Conheça mais sobre o grupo MoveEdu e prepare-se para entrar de cabeça em um dos mercados que mais crescem no Brasil!

Comments