Saiba quais são as 3 personalidades no networking

10/09/2014

Saiba quais são as 3 personalidades no networking

O networking não é só uma forma de entrar para o mercado de trabalho. Manter uma rede de relacionamentos com outros profissionais, mesmo para quem está iniciando um empreendimento, é uma maneira de trocar experiências, adquirir novos conhecimentos e também de fechar grandes parcerias.

 

De acordo com Adam Grant, pesquisador e professor da Wharton School, existem três tipos de personalidade comuns nos relacionamentos profissionais. Veja em qual delas você se encaixa:

 

TOMADORES – para esses profissionais, o mundo é um lugar muito competitivo, por isso, eles preferem receber mais do que dar. Além de ficarem na defensiva, eles se autopromovem para conseguirem maior destaque.

 

DOADORES – ao contrário do tipo anterior, os doadores dedicam-se mais em oferecer algo aos outros. Eles são generosos e ajudam sem esperar receber nada em troca.

 

COMPENSADORES – a maioria dos profissionais têm essa personalidade, que se caracteriza por ser intermediária das anteriores. Os profissionais compensadores acreditam no princípio da equidade, ou seja, eles ajudam aos outros, mas também se protegem, buscando sempre uma relação de reciprocidade.

 

A linha que separa cada personalidade é bastante tênue, e é possível que um mesmo profissional mude de personalidade de acordo com as circunstâncias.

 

Fonte: Administradores 

Comments