Como escrever um e-mail profissional

25/09/2014

Como escrever um e-mail profissional

Faz parte do dia a dia de empresários a escrita de vários e-mails. Em razão da correria e dos afazeres mais urgentes, alguns deslizes, comumente cometidos, podem prejudicar a comunicação com o destinatário da mensagem.

Por isso, o portal Administradores publicou uma série de recomendações da doutora e pós-doutora em Linguística pela Unicamp e professora de cursos de Comunicação e Liderança, Vivian Rio Stella, a todos os homens de negócio que não têm tempo a perder e desejam escrever e-mails eficazes.

A primeira dica é tomar cuidado com o que será escrito no campo “assunto”. O conteúdo escrito nesse espaço deve fazer referência direta ao que será tratado no e-mail. Outra recomendação é a de que se escreva o assunto após a conclusão da mensagem. Assim, é possível ter uma ideia mais completa acerca do conteúdo tratado no e-mail.

No corpo da mensagem, é de grande importância deixar claro para quem se dirige os pedidos e as responsabilidades mencionadas. Além disso, não é recomendável escrever “@” antes dosantes do nome das pessoas, e, sim, responsabilidades mencionadas.  nome das pessoas, e, sim, ressaltá-los em negrito ou sublinhado.

Vai escrever uma lista de perguntas ou ideias? A dica é que sejam elaborados tópicos para facilitar a leitura. As mensagens de e-mail devem ser escritas de modo bastante claro. É importante que se escreva o objetivo do e-mail no início da mensagem, em uma frase sucinta.

Por fim, deve-se ressaltar os prazos de cumprimento das tarefas com números, para que fiquem em evidência.

Fonte: Administradores

Comments