Sete dicas para motivar uma equipe

27/10/2014

Sete dicas para motivar uma equipe

Toda empresa está sujeita a passar por momentos difíceis. Nesses períodos, muitos colaboradores podem se sentir desmotivados ou apresentar baixa produtividade, o que dificulta ainda mais a chance de a empresa evoluir e vencer suas crises.

Por isso, é fundamental que líderes e gestores saibam como motivar e inspirar suas equipes e, assim, garantir a produtividade da empresa e aumentar o espírito de confiança no ambiente de trabalho.

Dicas simples, mas eficazes, podem ajudar. Confira:

1)      Apresente o cenário

Toda equipe precisa estar engajada no mesmo objetivo. Para isso, é preciso que cada funcionário esteja bem familiarizado com os principais objetivos da organização e saiba exatamente quais suas funções.

Com uma linguagem simples, mostre para cada colaborador onde ele se encaixa dentro da estrutura organizacional da empresa e explique por que seu trabalho é importante para atingir os objetivos da equipe. Fazendo isso, seus funcionários se sentirão valorizados e terão mais motivos para se comprometer com o trabalho.

2)      Forneça o que eles precisam

Uma equipe necessita de ferramentas para exercer seu trabalho, que podem ser algo físico – como um computador novo ou uma impressora melhor – ou em forma de conhecimento, como um treinamento específico.

Por isso, dê aos colaboradores o que necessitam e, assim, você fará com que se sintam capazes e confiantes para realizar as tarefas atribuídas a eles.

3)      Monte planejamentos completos

Para dar certo, estratégias de longo prazo necessitam de acompanhamento constante. Assim, é preciso colaborar com sua equipe para explicar quais os melhores meios de alcançar cada objetivo.

Se necessário, reveja os planos e faça com que todos os envolvidos saibam como proceder, distribuindo papéis ativos e para a execução de cada projeto.

4)      Estabeleça metas

Metas são importantes para que cada integrante de uma equipe saiba identificar exatamente o objetivo que precisa alcançar. Por isso, forneça metas razoáveis, individuais e coletivas, para que todos se esforcem um pouco mais para cumpri-las.

5)      Dê feedbacks

Faça acompanhamentos periódicos com sua equipe para mostrar como cada um está e fornecer informações sobre as metas de toda a equipe.

Considere também informar as metas gerais em um boletim para toda a equipe, o que poderá inspirar e motivar cada funcionário na execução do trabalho.

6)      Esteja disponível

Um bom líder ou gestor procura estar sempre perto de sua equipe, acompanhando os desafios diários de cada colaborador. Durante um tempo de crise ou de dificuldade, essa necessidade é ainda maior. Por isso, crie mais proximidade com sua equipe até que tudo volte ao normal.

7)      Celebre os sucessos

Sempre que algo dá certo, mesmo que seja uma coisa pequena, espalhe a notícia para toda a equipe. Elogiar em público é barato e, em alguns casos, tão eficaz quanto dinheiro. Você também pode fornecer guloseimas na sala de descanso ou levar todos para o almoço, quando as coisas estiverem bem.


Fonte: Jornal do Empreendedor



Comments