Diferenças entre chefe e líder

05/11/2014

Diferenças entre chefe e líder

Muitas pessoas acreditam que “chefe” e “líder” são sinônimos. Ao contrário disso, as duas denominações têm muitas diferenças entre si. Pior ainda: muitos chefes acreditam ser líderes de suas equipes, estando, na verdade, muito longe de exercer esse papel.

O chefe é aquele que dá ordens, apenas.  O líder, por sua vez, exerce uma função muito mais completa e próxima: além de delegar tarefas para cada um dos membros do time, líderes fazem junto, têm empatia, são criativos, sabem ouvir, têm paciência, são comprometidos e inovadores.

Chefes acreditam que devem gerenciar pessoas. Porém, ao contrário de compras, máquinas e contas, pessoas não são gerenciáveis. São lideradas. Ou seja: o chefe acredita ter poder, fazendo com que sua equipe trabalho sob pressão e ordens. Já o líder tem habilidade ou autoridade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasmadas, a fim de que toda a equipe atinja os objetivos identificados para o bem comum.

E essa habilidade é uma capacidade adquirida que pode ser aprendida ou desenvolvida por alguém.

Assim, ser um líder ou um chefe é apenas uma questão de escolha que pode impactar sua vida profissional e o ambiente de trabalho sempre. Escola ser líder não chefe!


Fonte: Administradores


Comments