Cliente satisfeito com atendimento online. É possível?

11/11/2014

Cliente satisfeito com atendimento online. É possível?

O grande desafio para quem trabalha com e-commerce é se aproximar do cliente e deixá-lo satisfeito, mesmo com as barreiras que o mundo virtual nos coloca. Como não há contato pessoal, torna-se muito mais difícil perceber se o cliente está satisfeito ou não. Além disso, pode acontecer má interpretação por parte da marca e do consumidor.

Mas, segundo Belinda Chan, diretora do site Poshly.com, a solução é humanizar o atendimento, mesmo que online. Para realizar um atendimento humanizado, Belinda dá algumas dicas.

1.       Trate os clientes como indivíduos

O e-mail marketing e o envio de respostas automáticas podem ser maneiras práticas de compartilhar informação com o cliente, mas despersonalizam o contato com ele. Mudanças simples como colocar o nome do cliente, perguntar como ele está e responder adequadamente a sua pergunta tornam o contato um pouco mais pessoal.

2.       Mostre que você sabe lidar com as críticas

Muitas vezes, as empresas demoram a dar retorno para o cliente quando existe algum problema ou quando recebem alguma crítica. Ainda que o problema seja difícil de solucionar, procure avisá-lo, por e-mail mesmo, de que está fazendo o possível para resolver o problema e peça desculpas pelo transtorno.

3.       Evite arrependimentos

Não é nada fácil receber críticas, principalmente quando elas são agressivas. No calor do momento, pode acontecer de você responder de forma pouco educada. Nesses casos, respire fundo e aguarde 5 minutos antes de dar a resposta. Lembre-se de que uma resposta dada sem reflexão pode gerar algum tipo de arrependimento no futuro.


Fonte: Uol Educação 

Comments