Os cuidados que se deve ter com uma indicação

26/02/2014

Os cuidados que se deve ter com uma indicação

Algumas empresas não permitem, outras acham que a indicação de candidatos para o preenchimento de uma vaga facilita o processo de seleção. As que optam pela segunda solução acreditam que a pessoa que foi recomendada tem a dupla responsabilidade de manter uma boa imagem perante a empresa e a quem fez a indicação. Por esse motivo, tende-se a pensar que os riscos são menores quando se contrata alguém que é conhecido de um funcionário.

Contratar um candidato que foi indicado ainda é recomendável, desde que a pessoa passe por todas as avaliações do processo de seleção. As empresas que têm um RH mais profissionalizado costumam proceder dessa maneira. Os riscos de se contratar alguém não qualificado para o exercício do cargo é alto quando o candidato é escolhido sem mais algum critério.

Se o contratado não desempenhar bem a sua função, os demais funcionários poderão ficar insatisfeitos, sentindo-se desmotivados. Além disso, a credibilidade da empresa pode ser prejudicada, pois poderão pensar que não vale a pena candidatar-se a uma vaga que, a qualquer momento, poderá ser ocupada por alguém menos qualificado.

 

Fonte: Diário do Grande ABC 

Comments