27/06/2014
Todo empresário que
utiliza as redes sociais como ferramentas com a finalidade de divulgar a sua
marca/empresa e de realizar a comunicação com clientes e demais públicos de
interesse sabe que a reclamação de apenas um cliente pode ser a responsável por
uma grande crise.
A autora do livro “Caiu
na rede. E agora?”, Patrícia Teixeira, dá importantes dicas para quem deseja
evitar ou minimizar as crises na rede:
* Procure em todos os
sites de relacionamentos e de defesa do consumidor qualquer menção à sua
empresa. É importante que você responda sempre.
* Não faça promessas
que não poderão ser cumpridas. A maioria das reclamações é feita por causa de
falhas das próprias empresas.
* Reúna os responsáveis
de cada departamento e pergunte se há algum setor que poderia desencadear uma
crise.
* Depois de verificados
todos os potenciais riscos, é hora de eliminá-los.
* Se não for possível
eliminar algum risco, prepare respostas para que eles possam, ao menos, ser
minimizados.
* É recomendável que as
reclamações realizadas nas redes sociais devem ser respondidas em menos de uma
hora.
* Mesmo que o
consumidor não tenha razão, nunca o ofenda ou faça comentários irônicos.
* O ideal é que o
problema seja resolvido fora das redes sociais, por telefone ou pessoalmente.
* Ouça o cliente e
proponha soluções para o problema; demonstre interesse em resolver o caso.
* Se o erro foi mesmo
de sua empresa, reconheça-o.
Fonte: UOL Economia
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