Como manter seus funcionários engajados e motivados com a sua empresa?

30/05/2018

Como manter seus funcionários engajados e motivados com a sua empresa?

Motivação e engajamento: dois termos fundamentais para o bom funcionamento de qualquer empresa. Lidar com pessoas pode não ser uma tarefa fácil, mas existem diversas maneiras de conseguir equilibrar o sucesso da sua empresa com a satisfação dos seus funcionários. Trouxemos algumas dicas para te ajudar a manter essas condições adequadas e, quem sabe, alavancar os negócios a partir disso.

Saiba quem são seus funcionários

Conhecer quem trabalha na sua empresa é de extrema relevância para que se trace as estratégias ideais de engajamento e motivação. Para estimular a sua equipe, entenda primeiro o que eles querem, do que não gostam e o que é válido como incentivo. Lidar com pessoas requer compreender o que se passa por trás de cada atitude que compõe o seu time, podendo encontrar a causa da falta de motivação dos profissionais da sua equipe.

Reconheça conquistas

Um dos maiores problemas no mundo dos negócios é não saber como reconhecer os avanços, os esforços e o sucesso dos funcionários. A partir do momento que o empregado ganha a consciência de que o trabalho dele está sendo reconhecido, há um maior incentivo para se manter engajado a alcançar os objetivos e metas esperados pela empresa. Não é necessário bonificá-lo todas as vezes, mas tenha certeza de que esse funcionário sabe do seu reconhecimento e entende que isso poderá trazer benefícios para seu futuro profissional.

Propósito

Para ter uma equipe engajada, é necessário que entendam que o todo é mais importante que a parte. Saber qual a real função de determinada tarefa é fundamental para enxergarmos o resultado final. Faça com que os seus funcionários criem propósitos em cima da sua empresa e de suas funções, pois a partir do momento em que vestem a camisa do seu negócio, significa que estão engajados o suficiente para que visem não o benefício deles como indivíduos, mas como equipe, como parte de fato da empresa.

Oportunidade de crescimento

Reconhecer que possui chances de crescimento dentro da empresa é de grande valor para os funcionários. As empresas que possuem um plano de carreira bem estruturado são muito mais bem vistas pelos profissionais, e com esse incentivo, há maiores chances de engajamento do empregado para alcançar seus objetivos e metas dentro da empresa.

Ofereça qualificação

Assim como uma forma de benefício, oferecer qualificação para os seus funcionários pode ser um caminho para motivá-los a trabalhar em função da sua empresa. A maioria dos profissionais possui perspectiva de aprimoramento. Quando uma empresa oferece isso, por meio de cursos, palestras, pós-graduação, entre outras opções, o profissional cria o laço de querer pertencer para poder usufruir do que o local de trabalho oferece.

Integre a sua equipe

Trabalhar em equipe nem sempre é a parte favorita dos funcionários. É necessário que haja integração entre os participantes da mesma equipe e das equipes complementares, ou seja, equipes que desempenham papéis que dependem uma da outra. Entender que a função de cada um é fundamental para o funcionamento do todo é um pensamento que precisa começar a ser implementado. Quando se lida com pessoas que possuem entrosamento, aumenta-se as chances de resultados.

São inúmeros os problemas causados pela falta de engajamento em uma empresa. Seja pela alta rotatividade, pouca colaboração ou qualquer outro motivo, encontrar uma forma equilibrada de manter os profissionais satisfeitos e melhorar os resultados da sua empresa pode ser a chave para o sucesso.

Grupo MoveEdu

Com mais de 14 anos no mercado de educação, o Grupo MoveEdu é detentor das redes Prepara Cursos, Microlins, People, SOS, Ensina Mais Turma da Mônica, Pingu’s English e English Talk. Já recebeu diversos selos de qualidade da Associação Brasileira de Franchising e prêmios de melhores franquias do Brasil. Conta com diversos programas de bolsas de estudo e de inserção no mercado de trabalho para jovens.

Se interessou? Então comece agora mesmo! Conheça mais sobre o grupo MoveEdu e prepare-se para entrar de cabeça em um dos mercados que mais cresce no Brasil!

Comments