Como lidar com as dúvidas e inseguranças dos pais de alunos?

07/06/2018

Como lidar com as dúvidas e inseguranças dos pais de alunos?

As novas gerações de pais estão cada vez mais engajadas e preocupadas com o bem-estar e a aprendizagem dos filhos no ambiente escolar. É comum que a insegurança seja um sentimento presente na relação entre a escola e os pais, mas é possível administrar esse envolvimento de maneira saudável para todos. Confira algumas dicas de como diminuir as desconfianças dos pais dos alunos na sua escola:

Deixe claro o método da sua escola

É frequente que as reclamações estejam relacionadas à didática dos professores ou ao método que está sendo aplicado na educação. Explicar como a escola funciona é fundamental para diminuir as possíveis inseguranças que podem surgir no decorrer do ano letivo. Fazer reuniões de pais é de extrema importância para estreitar os laços: deixe claro como a metodologia é aplicada na vida escolar dos alunos e esteja disposto a reafirmá-la quantas vezes for necessário.

Mantenha os pais por perto

Comunicação é um dos pilares essenciais para que exista um bom relacionamento entre todos os envolvidos em uma escola. É comprovado que quanto mais presentes os pais estão no ambiente escolar, melhor é o desempenho dos alunos e menores os índices de insegurança, já que eles estão inseridos no ambiente, conhecem todas as relações dos filhos e estão em contato direto com os responsáveis pela vida escolar. Por isso, é importante saber como criar laços fortes e duradouros com os seus clientes.

Saiba escutar

Entender a raiz da insegurança é a chave para tomar as atitudes necessárias para extingui-la. Saber quais comportamentos da escola ou do aluno estão causando esse sentimento nos pais, principalmente se for uma questão abordada por vários deles, e oferecer abertura para eventuais feedbacks melhora a ligação. Mais uma vez: mantenha a comunicação entre todos os envolvidos na relação escolar ativa para evitar pequenos problemas.

Responsabilize-se

Esteja disposto a reconhecer as falhas no sistema educacional ou estrutural da escola e saiba como propor soluções aplicáveis para cada problema. Manter essa disposição ajuda os pais a entender que a escola os escuta e que estará pronta para intervir quando houver problemas mais sérios, aumentando a confiança entre ambas as partes.

Estruturar todo o funcionamento da escola para lidar com os sentimentos dos pais de alunos pode parecer uma tarefa difícil, mas com pequenas atitudes é possível consertar a relação existente. Organize-se de forma que todos os fatores recebam atenção. Veja também documentários sobre educação que nos fazem refletir.

Grupo MoveEdu

Com mais de 14 anos no mercado de educação, o Grupo MoveEdu é detentor das redes Prepara Cursos, Microlins, People, SOS, Ensina Mais Turma da Mônica, Pingu’s English e English Talk. Já recebeu diversos selos de qualidade da Associação Brasileira de Franchising e prêmios de melhores franquias do Brasil. Conta com diversos programas de bolsas de estudo e de inserção de jovens no mercado de trabalho.

Se interessou? Então comece agora mesmo! Conheça mais sobre o grupo MoveEdu e prepare-se para entrar de cabeça em um dos mercados que mais cresce no Brasil!

Comments