Livro propõe inversão de hierarquia dentro de empresa

23/07/2014

Livro propõe inversão de hierarquia dentro de empresa

A importância de colocar os funcionários em primeiro lugar. É esse o tema principal do livro “Employees First, Customers Second” (“Funcionários em Primeiro, Clientes em Segundo”), de Vineet Nayar. Em suas visitas a diversas filiais, ao autor constatou uma situação bastante semelhante: os funcionários que tinham um contato maior com os clientes não recebiam a devida atenção de seus superiores e não tinham a liberdade necessária para contribuir com a prosperidade da empresa.

Dois pilares sustentaram as mudanças implementadas por Vineet: a transparência e a quebra de hierarquia. Para criar um clima de confiança entre a gerência e os funcionários, as informações financeiras foram divulgadas em todos os níveis da companhia. Assim, todos os funcionários passaram a saber como a sua contribuição era importante para que a empresa atingisse os seus objetivos.

Para conseguir a quebra da hierarquia, Nayar criou canais para a comunicação, nos quais os funcionários pudessem manifestar as suas queixas e resolver problemas pessoais ou das áreas em que atuavam. As avaliações de desempenho eram realizadas pelos próprios funcionários que mantinham, entre si, alguma relação de trabalho. Esse esquema propiciou a quebra da hierarquia formal da empresa e a garantia de voz aos colaboradores.

Fonte: Administradores 

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