6 dicas para reduzir os custos da empresa

12/09/2018

6 dicas para reduzir os custos da empresa

Um dos problemas enfrentados pelos que estão começando a empreender agora é a dificuldade com a gestão básica. Portanto, bom planejamento que alinhe redução de custos com novos investimentos é essencial, e deve ser seguido de forma consciente e organizada.

Alguns gastos operacionais podem passar despercebidos por parecerem coisas pequenas demais, mas acabam custando uma fortuna para a companhia. Já contamos aqui algumas ferramentas que podem te ajudar a gerenciar melhor as despesas e tarefas de outras funções, e agora listamos 6 dicas para reduzir os custos da sua empresa:

Pesquise preços

Parece uma dica simples, mas é uma das mais essenciais. Muitas empresas perdem o controle de seus gastos simplesmente por adquirirem os primeiros produtos ou serviços que encontram, pensando que estão agilizando certos processos. Na prática é bem diferente: ter em média três orçamentos diferentes, além de ser uma pesquisa rápida, já abre o leque de opções e mostra se os preços estão variando muito.

Controle a conta de energia elétrica

Esse é outro item que, na maioria das vezes, passa batido por usos indiscriminados. Manter a luz acesa apenas de salas que estão em uso, aproveitar a luz do dia, e desligar aparelhos como computadores, aparelhos elétricos e lâmpadas ao sair, são ótimas soluções para diminuir os gastos com energia elétrica.

Alugue equipamentos

Optar pelo aluguel de certos equipamentos em vez da sua aquisição pode ser uma saída inteligente para manter os gastos em equilíbrio. Obviamente não são todos os equipamentos que se encaixam nessa opção, mas pode servir para aparelhos que são pouco usados no dia a dia ou para ocasiões muito específicas.

Reduza a quantidade de copos de água e café

A pausa para o cafezinho é importante para aquele networking, além de ser um momento de relaxamento para os funcionários. Mas o uso descontrolado de plásticos, além de interferir gravemente no meio ambiente, também pode ser um inimigo na hora do acerto de contas. Portanto, uma solução criativa e sustentável é incentivar seus funcionários a usarem canecas ou copos próprios. Não é necessário extinguir os copos plásticos de vez, mas a redução de gastos poderá ser sentida logo de cara nas despesas.

Faça o controle de estoque regularmente

Deixar o capital parado em mercadoria de baixa rotatividade ou em matérias-primas também resulta em prejuízo. Esse descuido pode acabar em um atraso de pagamento de fornecedores ou na perda de futuros negócios. Para resolver essa questão, defina métodos precisos de calcular as próximas compras, esteja atento às quantidades de cada item, estabeleça datas certas de validade de cada produto, e verifique as datas para contagem geral e para novas compras.

Analise a contratação e demissão de funcionários

Um turnover alto pode prejudicar muito mais do que o financeiro da empresa, interferindo até na forma como ela é vista pelas outras. Na hora de contratar e demitir um funcionário, deve-se levar em conta as despesas com treinamento, adaptação, exames admissionais e demissionais e, inclusive, direitos trabalhistas na hora de dispensá-lo. Por isso, antes de tudo, certifique-se de que a pessoa é mesmo necessária no momento pelo qual a empresa passa, e fique atento às formas como estão sendo feitas as contratações.

Lembre-se que, mais do que se organizar, é importante envolver a sua equipe no processo, pois eles são os maiores aliados da empresa e devem entender a importância de se fazer esse planejamento para que também não sejam afetados futuramente. Uma vez instalado o modo de organização, tudo torna-se rotina, e a empresa passa a otimizar o seu tempo e o seu dinheiro de forma eficaz.

Veja outros conteúdos que podem te auxiliar em outros processos:

Evite estes hábitos ruins para sua empresa

Os 4 principais erros que uma empresa pode cometer

Conte para nós o que você tem feito de diferente para reduzir os custos da sua empresa!

Grupo MoveEdu

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de educação, o Grupo MoveEdu é detentor das redes Prepara Cursos, Microlins, People, SOS, Ensina Mais Turma da Mônica, Pingu’s English e English Talk. Já recebeu diversos selos de qualidade da Associação Brasileira de Franchising e prêmios de melhores franquias do Brasil. Conta com diversos programas de inserção no mercado de trabalho para jovens e de bolsas de estudo. Se interessou? Então comece agora mesmo! Conheça mais sobre o grupo MoveEdu e prepare-se para entrar de cabeça em um dos mercados que mais crescem no Brasil!

 

Comments