Como planejar as estratégias do seu negócio

28/09/2018

Como planejar as estratégias do seu negócio

Um bom planejamento de estratégias é o caminho para conseguir implementar com qualidade as ideias que você possui para o seu negócio. E para realizar um plano eficiente, é preciso seguir uma série de passos, conforme apontamos nos itens a seguir.

Análise do cenário

O primeiro passo para a criação de uma estratégia de negócio é analisar o cenário em que ela irá se inserir. É preciso olhar para o nível micro, que corresponde aos fatores internos da empresa e podem ser administrados pelos gestores. Também deve-se atentar ao macro, que engloba a realidade externa e envolve questões sobre as quais o empreendedor possui pouco ou nenhum controle.

Para aprofundar-se no processo de análise, você pode lançar mão de uma metodologia conhecida como STEEP. A sigla vem do inglês e se refere aos cinco principais elementos que influenciam o seu negócio. Veja:

Sociological - sociológico

São os fatores ligados às pessoas e à sociedade, como religião, hábitos de consumo, estilo de vida, estado civil e características demográficas.

Technological - tecnológico

Refere-se aos avanços tecnológicos, como a melhora da conexão de internet, novas energias renováveis e meios alternativos de transporte.

Economic - econômico

Diz respeito aos fatores econômicos, como taxas, impostos, crises, inflação e subsídios oferecidos pelo governo.

Environmental - ambiental

São questões ambientais, como falta de energia e de água, impactos na natureza e novas regulamentações sobre a utilização dos recursos naturais.

Political - político

Trata das questões políticas, como estilo de governo, relação da população com as eleições e novas políticas públicas.

Cada um desses fatores citados possui impactos tanto no nível macro quanto na organização interna da sua empresa. Além disso, há uma hierarquia de prioridade de acordo com o foco da sua estratégia.

Elaboração do projeto

Após uma cuidadosa análise que construiu as bases para a implementação da sua estratégia, é a hora de escrevê-la propriamente. Nesta fase, o empreendedor precisa tirar as ideias da cabeça e colocá-las no formato de um projeto realizável. Para isso, é preciso atentar a algumas ações, como:

Definição dos objetivos

A equipe responsável pelo projeto deve definir quais são os objetivos principais da estratégia. Vender mais? Abrir uma nova franquia? Ou reduzir os custos de operação? Todos esses são exemplos de propósitos que o empreendedor pode ter para os próximos tempos da sua empresa.

Tipos de estratégia

Enquanto os objetivos dizem aonde você quer chegar, a estratégia define como. Tal qual os objetivos, esse fator também possui focos distintos, por exemplo:

Estratégias de crescimento: referem-se à expansão dos negócios, como a abertura de novas franquias ou produtos.

Estratégias de corte: dizem respeito à redução de gastos da empresa, bem como uma proposta de melhor utilização dos recursos disponíveis.

Definição do papel da equipe

Cada setor da sua empresa terá um papel distinto na implementação da estratégia. Na abertura de uma nova franquia, o marketing fica responsável pela divulgação e captura de leads. Em um cenário de corte de gastos, a mesma equipe tem a missão de reduzir o orçamento sem diminuir tanto a conquista de novos clientes. Defina muito bem a função de cada um e transmita-a de maneira clara e objetiva para facilitar o entendimento de todo o time.

Definição dos passos

Possuir apenas objetivos pode deixar o planejamento muito vago e disperso. Para isso não ocorrer, você precisa definir passos realizáveis. Durante a abertura de uma nova franquia, por exemplo, o departamento de marketing da empresa possui algumas funções, como:

  • Divulgação na cidade.
  • Criação de spots para rádio.
  • Criação de campanhas para o Facebook.

O departamento de atendimento, por sua vez, possui suas próprias funções:

  • Contatar os leads.
  • Fechar negócios.
  • Receber as pessoas.

O seu planejamento deve conter uma explicação detalhada de cada passo que diferentes setores deverão seguir. Só assim você consegue ter uma visão sistêmica da implementação da sua estratégia.

Definição de metas

Todos esses passos do projeto devem ter metas precisas e bem definidas. Essa é a maneira de você mensurar o sucesso da nova estratégia. É preciso que você seja prático e pense em números e rendimentos tangíveis. Por exemplo, durante a abertura de uma nova franquia, estipule o objetivo de conseguir 30 matrículas no primeiro mês. Se for uma estratégia de redução de custos, estabeleça um corte de 10% nos primeiros seis meses, por exemplo.

Acompanhamento da estratégia

O seu planejamento precisa descrever meios de acompanhamento da sua estratégia. Não é porque você planejou tudo que deve deixar as coisas transcorrerem sozinhas e observá-las somente no final. Pelo contrário, verifique continuamente o andamento dos passos e as projeções de cumprimento das metas.

Análise de resultados

Conforme as estratégias forem apresentando resultados, vá tomando isso como aprendizado para a elaboração de projetos futuros. Até mesmo os problemas e o não cumprimento das metas são conhecimentos válidos. O importante é que você encontre as falhas e procure continuamente melhorar e criar estratégias mais rentáveis.

Após definir o projeto, é tempo de exercer sua liderança e botar em prática, comandando a equipe e ajudando todos a convergirem para o sucesso no resultado final.

Grupo MoveEdu

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